Palestra no Iphan (RJ) explica Centro para Gestão do Patrimônio

O Centro Lucio Costa de Formação para Gestão do Patrimônio será tema de palestra da Oficina de Estudos da Preservação, na próxima quinta-feira, 11 de novembro, às 14 horas, no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ). Ministrada pelo especialista em Conservação Arquitetural pelo ICCROM/Roma e assessor da presidência do Iphan Cyro Corrêa Lyra, a palestra abordará a forma de atuação do Centro, a ser instalado no Palácio Gustavo Capanema, e de que maneira fomentará estudos e pesquisas que possam contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão de bens culturais como conjuntos urbanos, sítios arqueológicos e paisagens, naturais e culturais.

Montado pelo Iphan desde 2008 e aprovado em 2009 pela Assembleia geral da UNESCO em Paris, o projeto é um acordo assinado com o Brasil em julho deste ano, com a finalidade de formar gestores do patrimônio cultural e natural. O Centro Lucio Costa tem como objetivo principal atender a necessidades de recursos humanos capacitados em gestão, abrangendo os países da América do Sul (os de língua espanhola), os da África de língua espanhola (Guiné Equatorial) e portuguesa (Angola, Guine Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e da Ásia (Timor Leste). Suas metas serão alcançadas através de parcerias com as instituições dos países da Região e, internamente, com centros de especialização em conservação do patrimônio, universidades e órgãos de preservação de todo o país. 

De 22 a 27 deste mês, o Centro promove o primeiro evento, voltado para a América do Sul: o Seminário Gestão do Patrimônio no Mercosul, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com o Instituto Chico Mendes. O programa do Seminário inclui a apresentação de experiências brasileiras e hispano-americanas na gestão de sítios culturais e naturais. Na ocasião, técnicos de todos os estados brasileiros e dos países vizinhos estarão presentes para conhecer e discutir a experiência de gestão do patrimônio cultural e natural da América do Sul.

Palestras com o enfoque na preservação dos monumentos brasileiros acontecem às quintas-feiras, às 14 horas, no auditório da sede do Iphan, localizado na Av. Rio Branco, 46, até o início do mês de dezembro. Assim como nas edições anteriores, a entrada será gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Assessoria de Educação Patrimonial do Iphan-RJ, (21) 2233-6777, com Maria Rosa Correia. 

Mais informações: 
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Telefone (21) 2233-6334
Chico Cereto

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin