Riscos, desastres e seus impactos ao patrimônio cultural serão temas de debate no Rio de Janeiro

Nos dias 23 e 24 de maio, quarta e quinta-feira, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio, realiza a quinta edição das Jornadas do Patrimônio. Esse é o primeiro encontro da série de debates em 2018, e terá como tema os Riscos e desastres ao patrimônio cultural.

A programação do debate conta com diversos palestrantes brasileiros e estrangeiros, trazendo a apresentação de casos referentes à temática e promovendo a troca de experiências e conhecimentos sobre fatores que influenciam o patrimônio urbano, a documentação e o patrimônio natural. Toda a programação poderá ser conferida presencialmente, na sede do Centro Lucio Costa, no Rio de Janeiro, e também via streaming, pelo canal do Iphan no Youtube.

A continuidade das Jornadas do Patrimônio em 2018 tem como foco a implantação do Observatório de Políticas e Gestão do Patrimônio da Escola do Patrimônio do Iphan, propondo sempre como questão central a gestão compartilhada e participativa nas políticas patrimoniais. Isso se dará a partir da escolha de temas em que o compartilhamento de responsabilidades e a mobilização social ampla se mostrem relevantes, tais como riscos, paisagem cultural, turismo, conservação e restauração. A proposta é de que, a partir dessas discussões, seja dada visibilidade à importância da gestão compartilhada e se fortaleça a construção de redes em prol da preservação dos bens culturais.

Programação:

23 de Maio (quarta-feira)
Local: Edifício Teleporto – Auditório, 19º andar

24 de Maio (quinta-feira)
Local: Edifício Teleporto - Sala 1401, 14º andar

09:30 - Abertura - Apresentação do projeto “Jornadas do Patrimônio” 
 
09:40 - “Gestão institucional sobre impactos de desastres ao Patrimônio” - Célia Maria Corsino (IPHAN/MG)
 
10:20 - “Desastre de Mariana/ MG” – Paula Geralda Alves (Moradora de Mariana)
 
11:00 -  “Gestão de riscos de desastres em sítios históricos: a contribuição dos sistemas de alerta” – Victor Marchezini (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres-MCTI)
 
11:40 - Debate
 
12:30 - Almoço
 
14:00 - “Gestão de riscos para o patrimônio cultural” – José Luiz Pedersoli Jr. (Consultor em Gerenciamento de Risco)
 
14:40 - “Geoparques mundiais da UNESCO: laboratórios para a prevenção e mitigação dos riscos associados aos desastres naturais” -  Artur Sá (Cátedra UNESCO em “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis”)
 
15:20 - “Os riscos ao patrimônio cultural num cenário de mudanças climáticas globais. A experiência do vale histórico paulista” – Sílvia Zanirato (Coordenadora no Brasil da rede UNITWIN - Cátedra UNESCO "Turismo, Cultura e Desenvolvimento")
 
16:00 - Intervalo
 
16:30 - Debate
09:30 - Abertura
 
09:40 - “Desastres e redes de solidariedade no IPHAN” - Salma Saddi Waress de Paiva (IPHAN-GO)
 
10:30 -  “Proposta de Normativa de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico em Edificações Protegidas” – Leonardo Barreto (IPHAN/MG)
 
11:20 -  “A prevenção é a melhor forma de preservar” – Jonathan Geraldo da Silva - Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Tiradentes- Tiradentes/MG)
 
12:00 - Debate e Encaminhamentos
 
13:00 - Almoço  
 
 


Serviço:
5ª edição das Jornadas do Patrimônio

Tema: Riscos e desastres ao patrimônio cultural
Data: Dias 23 e 24 de maio, das 09h30 às 18h30
Local: Centro Lucio Costa, Avenida Presidente Vargas, 3131 
Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5533 - 2024-5516
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin