Vídeo homenageia antigos restauradores de bens móveis

Técnicos especializados em restauração ou mestres que detêm o conhecimento do fazer – são os restauradores de bens móveis e integrados, profissionais de fundamental importância na conservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. É um campo onde a demanda é imensa. Para preparar seus profissionais que atuam em todo o país, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Centro Lúcio Costa (CLC/Iphan), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Promove, até o dia 13 de dezembro, o curso de Capacitação Técnica em Conservação e Restauração para Atividades de Monitoramento e Fiscalização de Bens Móveis e Integrados, que teve início em 3 de dezembro. 

A proposta do curso é capacitar técnicos das superintendências do Iphan que não possuem formação em conservação e restauro. Com aulas à distância e presenciais, em Belo Horizonte, a programação do curso inclui visitas guiadas a cidades coloniais e ao Conjunto Moderno da Pampulha e, também, a apresentação de um vídeo que fez uma homenagem aos restauradores e seu legado para o Patrimônio Cultural. Durante a homenagem, antigos restauradores do Iphan, a maioria com mais de 30 anos na instituição, contaram aos alunos suas experiências de trabalho e projetos desenvolvidos.

Os alunos também têm a oportunidade de conhecer o maior centro de conservação e restauro de bens móveis do país, na UFMG. O encontro proporcionou aos participantes discutirem questões teóricas e éticas relacionadas ao tema das intervenções restaurativas.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Helena Brandi – helena.brandi@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543 - 999929966
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin