Livraria

  • Revista do Patrimônio n. 36

    Revista do Patrimônio

    Revista do Patrimônio n. 36

    Iphan Edição: 2017 Páginas: 201

     

     


  • NAC_Pecas_Graficas_Publicaçoes

    Publicações Diversas - Cidades

    Brasília, cidade que inventei

    Lucio Costa Edição: 3ª Edição - 2014 Páginas: 137

    Esta terceira edição, revista e ampliada, da publicação Brasília, Cidade que Inventei - Relatório do Plano Piloto de Brasília é resultado do esforço conjunto do Iphan e o Governo do Distrito Federal (GDF), em busca de ampliar a difusão desse documento de inestimável valor histórico. Trata-se de uma obra fundamental para o entendimento e reflexão sobre a cidade, atualmente patrimônio de seus moradores, dos brasileiros e de toda a Humanidade.

     


  • Publicações_Imat_mangueira

    Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Arte e Patrimônio no Carnaval da Mangueira

    Organização: Maria Rosa Correia Edição: 1° Páginas: 124

    A Mangueira trouxe para a Avenida, no carnaval 2017, uma temática que apela à alma, não só dos mangueirenses ou cariocas, mas de todo o povo brasileiro, ao falar da imensa diversidade de expressões culturais associadas à devoção popular. A religiosidade é marcada por versões locais e populares do catolicismo ibérico, das religiões africanas (especialmente aquelas
    da costa atlântica da África do Oeste e da África Central) e das indígenas. Nossa religiosidade não é o resultado de uma “mistura”. Ela é um complexo formado por crenças e visões de mundo muito distintas entre si, mas que encontraram diversos pontos de contato e tradução.


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  • Publicacoes_Caderno_Tematico_6

    Educação Patrimonial

    Educação Patrimonial: Práticas e Diálogos Interdisciplinares - Caderno Temático 6

    Casa do Patrimônio da Paraíba Edição: 6ª Páginas: 83

    A Superintendência do Iphan na Paraíba, por meio de sua Casa do Patrimônio, apresenta o 6º número da série dos Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial: práticas e diálogos interdisciplinares.

    Nesta edição, o Caderno Temático traz diferentes olhares sobre a educação patrimonial a partir de distintas disciplinas, como Ciências Sociais, Engenharia, Urbanismo, História,  Museologia,  Design,  Arquivologia,  Arqueologia  e Arte. Ao trilhar esses caminhos, demonstra-se o quanto a educação patrimonial pode ser interdisciplinar e o quanto está inserida nos espaços de vida e no cotidiano das pessoas.

    Os trabalhos publicados neste número, resultado de um amplo processo de seleção, também têm em comum a sua estreita relação com os princípios e diretrizes conceituais da educação patrimonial reafirmados pelo Iphan no documento “Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos”.  Nas palavras desse documento, “é preciso considerar o patrimônio cultural como tema transversal, interdisciplinar e/ou transdiciplinar, ato essencial ao processo educativo para potencializar o uso dos espaços públicos e comunitários como espaços formativos”. As reflexões e as experiências relatadas carregam essa marca e demonstram, em seu conjunto, o potencial da educação patrimonial em estar presente nos distintos campos de estudo.

    Ao chegar ao seu sexto número, a série de Cadernos Temáticos já se consolida como uma referência no campo da educação patrimonial, sobretudo como uma publicação específica na área. Tornou-se material básico, servindo a pesquisadores e profissionais da educação nos estudos ou na atuação profissional.

     


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