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  • Publicações_Imat_mangueira

    Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Arte e Patrimônio no Carnaval da Mangueira

    Organização: Maria Rosa Correia Edição: 1° Páginas: 124

    A Mangueira trouxe para a Avenida, no carnaval 2017, uma temática que apela à alma, não só dos mangueirenses ou cariocas, mas de todo o povo brasileiro, ao falar da imensa diversidade de expressões culturais associadas à devoção popular. A religiosidade é marcada por versões locais e populares do catolicismo ibérico, das religiões africanas (especialmente aquelas
    da costa atlântica da África do Oeste e da África Central) e das indígenas. Nossa religiosidade não é o resultado de uma “mistura”. Ela é um complexo formado por crenças e visões de mundo muito distintas entre si, mas que encontraram diversos pontos de contato e tradução.


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  • Publicacoes_Caderno_Tematico_6

    Educação Patrimonial

    Educação Patrimonial: Práticas e Diálogos Interdisciplinares - Caderno Temático 6

    Casa do Patrimônio da Paraíba Edição: 6ª Páginas: 83

    A Superintendência do Iphan na Paraíba, por meio de sua Casa do Patrimônio, apresenta o 6º número da série dos Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial: práticas e diálogos interdisciplinares.

    Nesta edição, o Caderno Temático traz diferentes olhares sobre a educação patrimonial a partir de distintas disciplinas, como Ciências Sociais, Engenharia, Urbanismo, História,  Museologia,  Design,  Arquivologia,  Arqueologia  e Arte. Ao trilhar esses caminhos, demonstra-se o quanto a educação patrimonial pode ser interdisciplinar e o quanto está inserida nos espaços de vida e no cotidiano das pessoas.

    Os trabalhos publicados neste número, resultado de um amplo processo de seleção, também têm em comum a sua estreita relação com os princípios e diretrizes conceituais da educação patrimonial reafirmados pelo Iphan no documento “Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos”.  Nas palavras desse documento, “é preciso considerar o patrimônio cultural como tema transversal, interdisciplinar e/ou transdiciplinar, ato essencial ao processo educativo para potencializar o uso dos espaços públicos e comunitários como espaços formativos”. As reflexões e as experiências relatadas carregam essa marca e demonstram, em seu conjunto, o potencial da educação patrimonial em estar presente nos distintos campos de estudo.

    Ao chegar ao seu sexto número, a série de Cadernos Temáticos já se consolida como uma referência no campo da educação patrimonial, sobretudo como uma publicação específica na área. Tornou-se material básico, servindo a pesquisadores e profissionais da educação nos estudos ou na atuação profissional.

     


  • Publicações_valongo

    Publicações Diversas - Arqueologia

    Sítio Arqueológico Cais do Valongo no Rio de Janeiro, Brasil

    Iphan/ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Edição: 2016 Páginas: 11

     

    Publicação: Iphan

    Este documento contém a proposta de inscrição do Sítio Arqueológico Cais do Valongo na Lista do Patrimônio Mundial, encaminhada pelo Iphan e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro a UNESCO. Ele tem importância não apenas para a história brasileira e, portanto, para a nossa vida como Nação, mas também para a história do mundo. O Cais do Valongo, situado na região portuária, zona central do município do Rio de Janeiro, foi um antigo cais de pedra construído no século XIX. Além do cais, durante mais de 50 anos, funcionou nessa área o mercado de escravos do Rio de Janeiro, onde estavam os depósitos e armazéns de escravos, o Cemitério dos Pretos Novos - que recebia os corpos daqueles que não resistiam às duras condições da travessia atlântica -, e o Lazareto da Gamboa, destinado à quarentena dos escravos doentes recém-chegados.

     


  • Publicacoes_PNPI_Capa_Vol2

    Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) - 2011 a 2015

    Rívia Ryker Bandeira de Alencar Edição: 2016 Páginas: 148

    O Programa Nacional do Patrimônio Imaterial  (PNPI) têm contribuído, ao longo desses anos, para o aprimoramento das práticas de gestão adotadas pelo Iphan e instituições parceiras. A mobilização de comunidades e instituições públicas e privadas promovida pelo editais PNPI para o desenvolvimento de ações de salvaguarda vem ampliando a coordenação de esforços entre Estado e sociedade, propagando as diretrizes do Programa. Estas inicaitivas contribuem, também, para a difusão da diversidade do patrimônio cultural imaterial do País divulgando metodologias e conhecimentos técnicos, especificamente aqueles associados a inventários e mapeamentos culturais. 


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