Iphan participa de encontro na Holanda em prol do reuso de imóveis em centros históricos

publicada em 26 de novembro de 2014, às 11h39

 

Como resultado da missão de prospecção ocorrida na Holanda em novembro de 2013, técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão em Amsterdã, para conhecer em maior profundidade a Política Nacional de Patrimônio da Holanda, incluindo seu Programa de Reuso e instrumentos de financiamento do patrimônio cultural. A missão também debaterá a experiência do Programa Monumenta, desenvolvida entre 2004 e 2010, envolvendo discussões com especialistas do governo holandês e parceiros locais nos programas nacionais.

Serão visitados projetos de reutilização de bens culturais nas cidades Haia, Eindhoven, Delft, Roterdã e Amersfoort, onde se localiza a sede da Agência de Patrimônio Cultural da Holanda, no âmbito do Programa Holandês de Visitantes Internacionais, para levantamento de temas de interesse para cooperação técnica. Entre os temas de interesse para o Iphan está a reutilização de imóveis culturais. Assim, entre 2014 e 2015, o Instituto deverá elaborar estudos para o aprimoramento do projeto do Iphan de Financiamento para Recuperação em Imóveis Privados, atualmente em andamento em oito municípios na Região Nordeste do Brasil. A iniciativa é também um desdobramento do Memorando de Entendimento sobre cooperação no campo do patrimônio cultural comum, assinado entre os países em 2009.

A articulação para o desenvolvido dessa ação foi desenvolvida pela Assessoria de Relações Internacionais do Iphan, em entendimentos internos mantidos com o Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (DEPAM/Iphan) e, pelo lado holandês, com a Embaixada do Reino dos Países Baixos, Dutch Culture e The Netherlands Cultural Heritage Agency (em holandês denominada Rijksdienst voor het Cultureel Erfgoed – RCE).

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin