Restauro da Igreja de Ipioca (AL) recebe apoio do Iphan

publicada em 27 de janeiro de 2015, às 13h33

 

Na região mais antiga de Maceió, bairro de Ipioca, que já foi um pequeno povoado, será restaurada a Igreja de Nossa Senhora do Ó. A iniciativa é uma parceria entre o poder municipal, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cultura (Minc).

A partir do convênio firmado entre as instituições, a Ordem de Serviço da Restauração Arquitetônica já foi assinada para que a obra seja executada em 2015. Com recursos de mais R$ 1,5 milhões, destinados pelo Minc, estão previstos o restauro de todos os elementos construtivos tradicionais e elementos integrados à arquitetura de igreja, além de instalações elétricas e adaptações para acessibilidade, como rampas e plataforma elevatória.

A revitalização da Igreja recebeu o apoio da população local. Por isso, com a proposta de fortalecer o diálogo com a sociedade civil, o Instituto pretende usar o conceito de obra aberta ao público, que permite a participação direta da comunidade, possibilitando o acompanhamento e visitação durante o processo de reforma.  

O bairro de Ipioca, localizado na Zona Norte da capital alagoana, é datado de 1625. Já a Igreja de Nossa Senhora do Ó não tem uma origem certa, acredita-se que tenha sido construída no ano de 1785 e que tenha sofrido intervenções ornamentais no século XIX; outros atribuem sua construção aos colonizadores holandeses. Tombada, em âmbito estadual e municipal, a edificação possui uma importância paisagística e histórica para a população, preservando suas relações simbólicas e identitárias.

Sua revitalização será um marco, nas comemorações de 200 anos da cidade de Maceió, em dezembro deste ano.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin