Iphan apresenta em Paris candidatura do Rio a Patrimônio da Humanidade

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e a superintendente do Iphan-RJ, Cristina Lodi, estão em Paris apresentando, na Unesco, o dossiê de candidatura da cidade do Rio de Janeiro a Patrimônio Mundial, na categoria Paisagem Cultural. O público-alvo das apresentações são as representações diplomáticas dos 21 países com poder de voto na Convenção do Patrimônio Mundial, membros das principais universidades, formadores de opinião, jornalistas e instituições de preservação de todo o mundo.

Paralelamente, acontece na sede do Iphan-RJ a 8ª reunião do comitê gestor da candidatura, formado por representantes da Prefeitura, do Estado, da União e de organizações privadas apoiadoras, que vem estabelecendo um plano de gestão para as áreas da cidade destacadas na candidatura.

Locais como o Parque do Flamengo e as orlas de Copacabana, Leme Urca e Botafogo, o Pão de Açúcar, os fortes históricos, o Passeio Público, o Jardim Botânico e a Floresta da Tijuca, que constituem a paisagem apropriada pelo homem aliada à cultura carioca, assim como é proposto no dossiê, serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural.

A candidatura do Rio a Patrimônio Mundial já passou por todas as etapas de avaliação e deverá ser votada ainda em junho na Convenção do Patrimônio Mundial que acontecera em São Petersburgo, na Rússia.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan/RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto e Eliza Morenno

Fonte: Iphan - RJ

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin