Projeto de valorização da paisagem cultural do Parque das Missões (RS) está em nova etapa

publicada em 24 de novembro de 2014, às 12h16

 

Está em curso uma nova etapa do Projeto de Cooperação Técnica Internacional Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis, resultado da segunda reunião do Comitê Gestor do Projeto, ocorrida em outubro, em Brasília (DF). A nova fase prevê a promoção do conhecimento da paisagem cultural das Missões Jesuíticas Guarani, ação internacional cujo objetivo é auxiliar a instalação do Parque Histórico Nacional das Missões.

Durante discussões, a complexidade do tema missioneiro foi assinalada, apontando-se sua abrangência e importância para a região, inclusive na formulação das identidades regionais e nacionais. A inovação apresentada pelo Projeto ocorre no tratamento desse complexo sistema das Missões Jesuíticas em uma perspectiva conceitual da paisagem cultural, categoria reconhecida pelo Centro do Patrimônio Mundial que identifica nas interações entre o homem e a natureza uma relevância para o desenvolvimento da história, humana e natural.

As próximas estratégias de atuação do projeto visam fortalecer o envolvimento dos diversos atores na região das Missões. Entre as atividades previstas estão a capacitação no campo da paisagem cultural; a produção de marca do Projeto para a sua divulgação e a elaboração de proposta para um plano de comunicação.

A segunda reunião do Comitê Gestor do Projeto de Cooperação Técnica Internacional Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis foi conduzida pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Sul (Iphan-RS) e Coordenador Nacional do Projeto, Eduardo Hahn. Participaram do encontro representantes da Assessoria de Relações Internacionais do Iphan (ARIN), da Diretoria do PAC Cidades Históricas, do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização (DEPAM), do Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI), do Departamento de Articulação e Fomento (DAF), do Iphan-RS, do Parque Histórico Nacional das Missões (PHNM), e da Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil.
 
 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin