Cine-Theatro Central

publicada em 27 de abril de 2012, às 15h48

 

Obras em teatro de Juiz de Fora - MG estão em fase de conclusão

Um dos mais importantes templos da cultura no país, o Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora - MG, chegará ao segundo semestre de 2012 renovado com a conclusão das obras autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Iniciada em agosto de 2011, a reforma de banheiros e camarins, orçada em R$ 350 mil, ficou a cargo da Columbia Construções e Empreendimentos para a execução do projeto criado pelo arquiteto Rogério Mascarenhas. A preocupação é preservar a identidade dos 21 sanitários e sete camarins, a despeito das descaracterizações sofridas desde a inauguração do espaço em 1929. No decorrer dos trabalhos, está suspensa a programação da casa, exceção feita ao espetáculo de Milton Nascimento realizado como pré-estreia nacional, no último dia 21 de abril, em comemoração aos seus 50 anos de carreira.

De 2009 até agora, foram investidos recursos da ordem de R$ 1 milhão em intervenções no Cine-Theatro Central, com a renovação dos sistemas de som e iluminação, além da reestruturação de toda a parte elétrica. A verba captada pela atual gestão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) junto à União é também destinada ao restauro de pinturas da parede e à troca das cortinas e das cadeiras da plateia.

Para 2013, há previsão de um sistema de climatização e adequação acústica, a cargo da empresa Urbanacon, do Rio de Janeiro, que emitiu laudo aprovando a proposta mediante o rigor técnico que o bem tombado exige. Aconselha cuidados especiais quanto a especificidade de revestimentos, capacidade de carga da laje frontal, abastecimento de energia elétrica, monitoramento dos níveis de umidade interior.

A última grande restauração pela qual o Cine-Theatro Central passou foi realizada em 1996 (dois anos após o tombamento oficial pelo Iphan), quando a UFJF propôs a reestruturação do espaço, logo após a compra e a incorporação do imóvel ao seu patrimônio. Nesta intervenção, porém, alguns pontos do espaço não foram contemplados com melhorias, caso dos sanitários, que no momento passam pelas reformas, atendendo a demandas de conforto e acessibilidade.

Preocupados em preservar a identidade visual do Cine-Theatro, os projetos arquitetônicos para os novos camarins e sanitários levam em conta a utilização de materiais que já estão presentes no espaço histórico do imóvel. Conservar características originais implica em utilizar ladrilhos hidráulicos nos pisos e nas paredes, além de manter os mictórios de época. Bancadas em granito vermelho e louças em estilo “retrô” conversam com o restante da decoração e dão maior funcionalidade aos sanitários, adequando-os ao ambiente histórico. A reforma da parte hidráulica tem o mérito de buscar torneiras ecológicas, de acordo com as práticas de sustentabilidade.

Confira aqui o site do Cine-Theatro Central

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin