Iphan-RO autoriza intervenção no entorno da igreja de Santo Antônio em Porto Velho

publicada em 19 de abril de 2012, às 16h53

 

Obras serão iniciadas em junho de 2012

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Superintendência em Rondônia, aprovou e autorizou a proposta de intervenção no entorno da Igreja de Santo Antônio apresentada pela empresa Santo Antônio Energia.

A Igreja de Santo Antônio é um importante patrimônio de Porto Velho e do Estado de Rondônia, sendo tombada pelo Município e pelo Estado e faz parte do perímetro de entorno da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, esta última tombada pela União.

O projeto é uma compensação cultural e foi idealizado pelo escritório carioca SVS Consultoria e Projetos Ltda. As obras começam no início de junho e abrangem a implantação de área preparada para estacionamentos, banheiros, área de convivência com café, restaurante, e um Centro de Memória dos Povos Indígenas. O projeto também prevê uma Estação de Passageiros a ser utilizada na reativação do passeio no trecho ferroviário entre o Pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e Santo Antônio.

Para o Superintendente do Iphan em Rondônia, Beto Bertagna, a área é visitada por alunos, turistas e fiéis, alguns frequentadores assíduos das celebrações dominicais. “É um espaço afastado do centro urbano, carente de infraestrutura e que pelo fato de não possuir banheiros e áreas de convivência, impossibilita a permanência dos visitantes por períodos mais prolongados”.

Segundo o arquiteto e urbanista do Iphan, Giovani Barcelos, “as futuras edificações apresentam linguagem contemporânea e dentro das suas especificidades, unidade. A unidade é representada por um estilo arquitetônico contemporâneo, privilegiando o interior e a relação com o exterior, representado pela rica paisagem amazônica, que emoldura o espaço histórico.”

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin