Iphan-PA promove quarta edição do Balaio do Patrimônio

publicada em 12 de abril de 2012, às 13h13

 

Evento discutirá políticas públicas voltadas para a preservação do patrimônio

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan-PA) promoverá entre os dias 24 e 27 de abril, em parceria com Secretaria de Cultura do Estado (Secult/PA) e a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o Balaio do Patrimônio. Atualmente, em sua quarta edição, o evento tem como objetivo fomentar o diálogo de políticas públicas, ações e projetos destinados à preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. O Balaio do Patrimônio é destinado a gestores, técnicos, profissionais, docentes e discentes que atuam em áreas relacionadas ao patrimônio cultural e sociedade civil interessada nas temáticas a serem abordadas na programação.

A programação do evento incluirá exibição de filmes, oficinas, mesas-redondas, roteiros geo-turísticos e minicursos. Além disso, o Balaio do Patrimônio contará com a participação de representantes dos municípios que integram o PAC Cidades Históricas, como Belém, Afuá, Aveiro, Belterra, Bragança, Cametá, Óbidos, Santarém e Vigia.

Cidades Históricas
O tema da palestra de abertura será o PAC Cidades Históricas e as mesas-redondas abordarão os temas: Educação Patrimonial e Casas do Patrimônio; A realização de eventos públicos em áreas tombadas; Registro e salvaguarda de bens culturais; e Identificação, reconhecimento e valorização do patrimônio afro-brasileiro.

Durante o evento serão realizadas ainda duas oficinas. A primeira terá como tema a Elaboração de roteiros geo-turísticos e será ministrada pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará (GGEOTUR/UFPA); e a segunda, que será apresentada pela Secretaria de Cultura, tratará do tema Patrimônio e cidadania cultural.

Outro destaque do Balaio do Patrimônio é o minicurso Arquivos e Política de Memória, realizado pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA/UFPA), que proporcionará atividades teóricas e práticas no contexto de restauração, conservação, organização e divulgação de arquivos documentais relacionando a temática à preservação da memória.

Da programação do evento também consta a realização do roteiro geo-turístico Belle Epoque que levará os participantes para uma caminhada contemplativa e analítica pelas ruas históricas com prédios remanescentes do ciclo da borracha, período de grande desenvolvimento em Belém. O ponto de partida será o Cinema Olympia, o mais antigo cinema em atividade no Brasil, que completará 100 anos no dia 24 de abril.

Acesse a ficha de inscrição aqui.
Confira aqui a programação completa do Balaio do Patrimônio 2012

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin