Iphan lamenta falecimento de seu ex-presidente

publicada em 03 de abril de 2012, às 14h09

 

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, comunica e lamenta o falecimento do ex-presidente do Instituto, Augusto Silva Telles. Ele morreu na noite de segunda-feira, 2 de abril, aos 88 anos, em sua casa, na cidade de Paty do Alferes. O enterro será às 16h, desta terça-feira, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Nascido no Rio de Janeiro em 27 de outubro de 1923, o arquiteto e professor Silva Telles, como é conhecido no mundo do patrimônio cultural, foi presidente do Instituto, entre 1988 e 1989, e compôs o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Atuou como arquiteto do Iphan entre 1957 e 1988, período em que participou de inúmeros estudos e proposições para tombamento de monumentos e sítios, como os de Vassouras-RJ, Olinda-PE e São João Del Rey-MG.

Augusto Silva Telles também foi professor adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro do Conselho Consultivo do Instituto Moreira Salles. Entre outros títulos, foi fundador e primeiro presidente do Comitê Brasileiro do ICOMOS, entre 1978 e 1982; Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; delegado brasileiro junto ao Comitê Patrimônio Mundial - UNESCO, entre 1982 e 1989.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin