Iphan-PE realiza Oficina para Preservação do Centro Histórico de Goiana

publicada em 21 de março de 2012, às 15h09

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE) realizará nos próximos dias 22 e 23 de março, a segunda Oficina de Mobilização e Conscientização da comunidade dos gestores públicos e de empresas que atuam no município de Goiana, Litoral Norte de Pernambuco.

A ação está no âmbito do projeto “Revitalização da Área do baldo do Rio Goiana” que tem como meta Capacitar o público-alvo para conhecer o centro histórico de Goiana e preservar a área do baldo do Rio Goiana, escolhida por ser o núcleo inicial da formação da cidade.

No primeiro dia serão aplicadas metodologias e dinâmicas que promoverão à leitura da forma urbana e territorial da área do baldo do rio. Para o segundo dia da oficina está programado metodologia de levantamento arquitetônico e dos espaços públicos livres que compõem a área do baldo do rio; identificação da tipologia edificada e das técnicas e materiais tradicionais empregadas na construção e identificação dos danos a fim de se verificar o estado de conservação desse acervo cultural. Com a participação de especialistas e do público alvo, espera-se como resultado obter subsídio para elaborar o Projeto Executivo de recuperação da ambiência do baldo.

Em dia 15 de março foi realizada a primeira Oficina e teve como meta a elaboração do projeto participativo para a recuperação da área, a partir das necessidades da população. Programada para 50 pessoas, o encontro teve significativa participação de seu público-alvo, contando com quase o dobro do esperado, entre moradores, estudantes, professores, órgãos da administração direta e empresas com atuação naquela área.

O objetivo do projeto consiste na realização de ações de Educação Patrimonial e Ambiental de sensibilização e capacitação da comunidade ligada à área do baldo do Rio Goiana, e a oficina integra um conjunto de ações articuladas com vistas à preservação do Centro Histórico desse município, que se encontra em processo de tombamento em nível federal. Estão programados mais três encontros, que ocorrerão entre os meses de abril de outubro.

O resultado esperado é a elaboração de uma cartilha educativa e Projeto Executivo para a recuperação da ambiência do baldo, composto por projeto arquitetônico de recuperação de 08 imóveis, além de projeto paisagístico para a Praça do baldo do Rio.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin