Iphan-RJ reabre sala com exposição sobre sua sede

publicada em 21 de março de 2012, às 15h26

 

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico no Rio de Janeiro (Iphan-RJ) reabre sua sala de exposições com uma mostra fotográfica sobre o edifício Companhia Docas de Santos, sede do instituto localizada no centro da cidade. Constituída por painéis contendo textos e fotos, inclusive de época, a exposição conta a história do prédio desde a sua construção para sediar a companhia e explora a plasticidade de seus detalhes arquitetônicos e artísticos, sempre inspirados no mar e no comércio, temas ligados à sua primeira destinação. Inaugurado em 1908, o Edifício Docas de Santos foi tombado pelo Iphan em 1978 por sua importância histórica e artística.

Tal qual a maioria dos prédios da avenida construídos à época da abertura da Avenida Central (atual Rio Branco) pelo Prefeito Pereira Passos, possui estrutura mista de alvenaria e ferro. Sua fachada é dotada de destacados elementos decorativos em cantaria, nos dois primeiros pisos, e elaborados trabalhos em madeira como as portas de entrada do térreo, trabalho da renomada Marcenaria Tunes.

A construção possui cinco pavimentos e duas lojas no térreo com largas vitrines em cristal. O terceiro andar, destinado à antiga diretoria da companhia, tem tratamento nobre e requintado com destacados trabalhos em madeira e tetos decorados com estuque. As portas-sacadas e as janelas deste piso são coroadas por frontões alternadamente renascentistas e barrocos. O prédio conta, ainda, com mais três andares para escritórios e, internamente, sua estrutura é de ferro fundido, inclusive a escada que perpassa os cinco pisos e que contorna elevador da época da construção, ainda em funcionamento.

Em complemento à exposição, a Superintendência apresentará, dia 29 de março, às 14 horas, em seu auditório, edição especial do projeto Oficina de Estudos da Preservação com a palestra Entre Relíquias e Casas Velhas. A arquitetura das reformas urbanas do Prefeito Pereira Passos na Rua da Uruguayana, da arquiteta Paula De Paoli.

A exposição Edifício Companhia Docas de Santos ficará aberta ao público a partir de 26 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, com entrada franca, na Avenida Rio Branco, 46, sede do Iphan-RJ.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Chico Cereto - chico.cereto@gmail.com
21 2233-6334 - 9127-7387

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin