Nota de pesar

publicada em 16 de março de 2012, às 15h54

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lamenta a morte do geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber, representou o ICOMOS no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, no período de janeiro de 1992 a 1994. Aziz Ab’Saber morreu na manhã desta sexta-feira, dia 16 de março, aos 87 anos. Presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, foi um dos pesquisadores mais respeitados do país e morreu de infarto em sua casa, na cidade de Cotia, em São Paulo.

Nascido em São Luiz do Paraitinga, também em São Paulo, em outubro de 1924, o cientista era referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e impactos ambientais e, atualmente, trabalhava no Instituto de Estudos Avançados. Ab'Saber trabalhou normalmente até um dia antes de sua morte, quando entregou à Sociedade um conjunto de DVDs com sua obra completa.

O pesquisador recebeu o Prêmio Jabuti em ciências humanas, em 1997 e 2005, e em ciências exatas, em 2007, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, dado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 1999, o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente, em 2001, e a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências. A SBPC tem uma última obra inédita do geógrafo a ser publicada, o terceiro volume da coleção Leituras Indispensáveis, com trabalhos dos primeiros geógrafos do Brasil.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin