II Reunião do II Ciclo do Informe Periódico para a América do Sul

publicada em 13 de fevereiro de 2012, às 14h15

 

Em dezembro de 2010 acontecia no Rio de Janeiro a primeira Reunião do II Ciclo do Informe Periódico para a América do Sul, parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Centro do Patrimônio Mundial, onde os representantes dos 10 países, Brasil, Bolívia, Argentina, Peru, Uruguai, Venezuela, Equador, Paraguai, Colômbia e Chile receberam um questionário sobre os bens do Patrimônio Mundial que tem como objetivo a atualização das informações sobre os bens Culturais e Naturais reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

A cidade de Quito, no Equador, foi a primeira cidade da América Latina a receber o título de Patrimônio da Humanidade em 1978. Em seguida, Ouro Preto recebeu o título em 1980, se tornando a segunda cidade em toda a América Latina a receber tão importante reconhecimento e foi palco da II Reunião do II Ciclo do Informe Periódico para a América Latina entre os dias 9 e 11 de fevereiro de 2012.

Fundada a finais do século XVII, a cidade de Ouro Preto foi o ponto de convergência dos mineradores de ouro e o centro da exploração de minas auríferas no Brasil do século XVIII. A cidade declinou com o esgotamento de suas minas a princípios do século XIX, todavia a mineração deixou como legado muitas igrejas, pontes e fontes que testemunham seu passado esplendoroso e o talento excepcional do escultor barroco Antonio Francisco Lisboa, “Aleijadinho”.

O Brasil ratificou em 1977, a convenção de 1972 da UNESCO para a preservação do Patrimônio Natural e Cultural e nesta II Reunião do II Ciclo, foram analisadas a gestão e a conservação dos Patrimônios Mundiais e a partir destas atualizações tiveram novas informações e importantes sugestões para elaboração de salvaguarda e preservação dos Bens do Patrimônio Mundial.

O Presidente do Iphan, Sr. Luiz Fernando de Almeida, realizou em conjunto com Núria Sanz, chefe da unidade para América Latina e Caribe do Comitê do Patrimônio Cultural da UNESCO, a abertura da II Reunião. Esta etapa consistiu em debater o resultado do preenchimento das Declarações Retrospectivas de Valor Universal Excepcional elaborados pelos gestores dos bens.

Na manhã de sábado, 11 de fevereiro, foi debatida a relação entre os Estados-Parte, o Centro do Patrimônio Mundial e os organismos assessores (ICOMOS, ICCROM e IUCN).

Em seguida, o Iphan apresentou o Centro Lúcio Costa para a formação em Patrimônio, Centro Categoria 2 da UNESCO, com a proposta de um primeiro curso já no 2º semestre deste ano voltado para a formação básica de gestores de Bens Patrimônio Mundial.

A II Reunião do II Ciclo terminou com a apresentação dos documentos produzidos pelos grupos temáticos sobre os desafios concretos e experiências de sucesso na gestão de seus bens.

Os representantes terão até o dia 15 de julho de 2012 para entregarem os questionários do Informe Periódico para a UNESCO, o que deverá incluir o Inventário Retrospectivo dos Bens Patrimônios da Humanidade.

Glayson Nunes
Chefe de Gabinete/Assessor de Comunicação
Superintendência do Iphan em Minas Gerais
glayson.nunes@iphan.gov.br
(31) 3222 2440 - 3224 0096

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin