Partido alto ganha ação de salvaguarda no Rio de Janeiro – RJ

publicada em 06 de fevereiro de 2012, às 13h06

 

Foi realizada dia 29 de janeiro, na sede do Centro Cultural Cartola, a final do Festival do Partido Alto, mais uma ação de salvaguarda promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o intuito de manter viva a tradição desse gênero musical. Junto com o samba de terreiro e o samba-enredo, o partido alto é uma das três matrizes do Samba no Rio de Janeiro registradas pelo Iphan, desde 2007, enquanto Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O primeiro lugar do festival coube ao partideiro Gabrielzinho de Irajá com o samba A Vida na Cidade; o segundo, ao samba A Vila é meu Amor, de autoria da compositora Ivanísia; e o terceiro, ao partideiro veterano Newton da Portela, com o samba Pescador Malandro.

Com a continuidade do projeto, que ainda resultará na realização de oficinas e na gravação de um CD com a participação de grandes nomes do samba, como Zeca Pagodinho, pretende-se estimular o surgimento de novas gerações de partideiros e manter vivo o tradicional samba de partido alto.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin