Iphan-MG anuncia novas obras e investimentos para 2012 em Ouro Preto

publicada em 21 de dezembro de 2011, às 13h44

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais (Iphan-MG) anuncia novos investimentos na preservação e conservação do conjunto protegido de Ouro Preto-MG, Patrimônio Cultural da Humanidade. Várias obras começam ainda em 2011 e no primeiro semestre de 2012, sendo algumas para dar continuidade aos vários projetos em andamento visando à proteção dos bens protegidos pelo Iphan no município e nos distritos de Ouro Preto.

A instalação do sistema de segurança eletrônica na igreja de Nossa Senhora de Mercês e Misericórdia já está em andamento e, para o término das obras de restauração na Matriz de Santa Ifigênia, os recursos já foram aprovados para captação, faltando apenas à articulação do proponente com o patrocinador para o repasse destes recursos e a realização da etapa final do restauro na Matriz.

Além destas iniciativas, o Iphan e a prefeitura municipal estão assinando um convênio para a restauração da Casa de Pedra, ou Casa Setecentista de Amarantina, distrito de Ouro Preto. Após a conclusão do projeto arquitetônico pela Secretaria Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, o Iphan liberou cerca de R$ 1,2 milhão que será repassado à prefeitura, que em contrapartida liberará R$ 320 mil para a restauração da Casa de Pedra e para a construção de um anexo.

Segundo Rafael Arrelaro, chefe do Escritório Técnico de Ouro Preto, “trata-se de um antigo pleito da população de Amarantina e da prefeitura municipal. Empenhamo-nos ao máximo nos últimos dias para conseguir encaminhar este repasse, que deve se concretizar ainda em dezembro. Esta Casa é tombada pelo Iphan há mais de 50 anos devido seu valor arquitetônico, pois representa um dos poucos exemplares de características da arquitetura bandeirista nesta região”.

Balanço de 2011 e Planejamento para 2012
Para o chefe do Escritório do Iphan em Ouro Preto, este ano acabou por superar as expectativas iniciais. “Havia uma perspectiva de que em 2011 nossos investimentos seriam baixos, mas no final do ano somamos mais de um milhão e meio só de recursos próprios do Iphan em Ouro Preto. Sabemos que o montante ainda é pouco para o tanto que gostaríamos de executar. Ressalto que os proprietários dos bens têm o dever de cuidar de seu patrimônio, cabendo ao Iphan zelar e dar continuidade na proteção deste patrimônio. Mesmo assim estamos muito satisfeitos com o resultado”.

De acordo com Rafael Arrelaro, as obras da Rua São José são exemplo de como a preservação do Patrimônio Cultural pode estar associada à qualidade de vida dos moradores. Além disso, apontam como sucesso do Iphan em Ouro Preto a realização do II Encontro Nacional de Educação Patrimonial durante o Festival de Inverno e o reconhecimento com a “Medalha João Velloso” nas ações de Educação Patrimonial por meio do programa “Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania”, que conta com parceira do Iphan com a prefeitura municipal, UFOP, IFMG e FAOP.

“Não podemos nos esquecer que as obras do Paço da Misericórdia devem ser retomadas brevemente, uma vez que a ADOP vem trabalhando intensamente neste sentido e o Iphan deverá analisar uma nova complementação de recursos ainda no início do ano”, lembra Leonardo Barreto, Superintendente do Instituto em Minas, “e a obra da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo, que deve finalmente vencer os entraves e ser feito o repasse de recursos ao município, em uma jornada que se deve muito ao esforço da prefeitura e da gerência da Caixa Econômica Federal em Ouro Preto, juntamente com o Escritório Técnico”.

Outros dois bens que devem receberam atenção do Iphan já no primeiro trimestre de 2012 são: a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja do Senhor Bom Jesus de Matozinhos e São Miguel e Almas, no Bairro Cabeças. Ambas têm projetos desenvolvidos e aguardam a atualização das planilhas para apresentação à Lei Federal de Incentivo à Cultura e captação de recursos.

Mais informações:
Glayson Nunes
Assessor de Comunicação
Superintendência do Iphan em Minas Gerais
glayson.nunes@iphan.gov.br
(31) 3551 3260 / 3222 2440
(31) 9315 6621

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin