Iphan em Sergipe comemora premiação do projeto Canoa de Tolda Lusitânia

publicada em 16 de dezembro de 2011, às 14h20

 

Na próxima sexta-feira, 16 de dezembro, às 19 horas, com entrada franca, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan-SE) comemora a premiação da Canoa de Tolda Luzitânia, vencedora do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade na categoria Preservação de Bens Móveis.

Concorrentes de todo o país inscreveram-se para a 23ª. Edição do Prêmio criado em 1987, que leva o nome do primeiro Presidente do Iphan, contemplando as sete melhores ações de proteção, de preservação e de divulgação do patrimônio cultural brasileiro com um troféu, um certificado e R$ 20 mil, segundo as seguintes categorias:
• Apoio Institucional e/ou Financeiro
• Divulgação
• Educação Patrimonial
• Pesquisa e Inventário de Acervos
• Preservação de Bens Móveis e Imóveis
• Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
• Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.

Em Sergipe houve três inscrições: “Canoa de Tolda Luzitânia”, na categoria Preservação de Bens Móveis e Imóveis,  tendo como proponente a Sociedade Canoa de Tolda; na Categoria Pesquisa e Inventário de Acervos,  dois projetos:  “Saltério de Madeira: salvaguarda dos signos de cura e de fé de São Cristóvão”, proposto por Lúcia Maria Pereira que organizou o acervo do Museu do Ex-voto e “Tv Glória”, tendo como proponente a Professora Juliete Santos, que faz, com alunos, um trabalho em torno da preservação do patrimônio cultural de Nossa Senhora da Glória.

Tendo restaurado a canoa de tolda Luzitânia, a Sociedade Canoa de Tolda - Sociedade Sócioambiental do Baixo São Francisco, com sede em Brejo Grande/SE, utiliza a embarcação como veículo para atividades culturais, realizadas nas duas margens do Rio, em torno da memória e da preservação do patrimônio cultural. Em dezembro de 2010 a Canoa de Tolda Luzitânia foi tombada como patrimônio cultural pelo Iphan. É o conjunto dessas ações de preservação e de promoção, fundamentais para o patrimônio cultural brasileiro, que é destacado pelo Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

A sessão de comemoração objetiva divulgar o Prêmio e a importância das ações pela preservação do patrimônio brasileiro e terá lugar na sede da Superintendência do Iphan em Sergipe, na Praça Camerino, 225, com apresentação do Pastoril de Brejo Grande, abertura da exposição dos cartazes do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, apresentação do documentário “De Barra a Barra – pelas carreiras do sentido deixado”, além de entrega de Certificados aos participantes do Prêmio em Sergipe e apresentação musical com o Grupo Caçuá, que fez a trilha musical dos documentários sobre a Canoa de Tolda Luzitânia.

Na mesma oportunidade, a Secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino estará entregando à Superintendência do Iphan a cópia do Diploma de Patrimônio Mundial concedido pela Unesco à Praça São Francisco, em São Cristóvão, cujo original compõe o acervo do Museu Histórico de Sergipe. 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin