Iphan restaura Estação Ferroviária de Campo Grande

publicada em 16 de dezembro de 2011, às 14h42

 

No próximo dia 19 de dezembro, às 19h, a população de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, poderá conferir a Estação Rodoviária da cidade restaurada. O projeto que vem sendo executado desde 2010 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura Municipal teve como objetivo transformá-la em um Centro de Documentação e Referência da EFNOB/RFFSA para abrigar um rico acervo constituído por objetos, móveis e documentos que contam a história do surgimento da ferrovia.

O Complexo Ferroviário, incluindo as edificações, trilhos e viadutos, foi tombado em dezembro de 2009 pelo Iphan com o objetivo de manter viva a história que este importante conjunto representa para o desenvolvimento de Campo Grande.

A chegada dos trilhos da Ferrovia Noroeste do Brasil em Campo Grande foi um dos acontecimentos mais importantes da história da cidade. Ao redor da estação foram construídos escritórios, oficinas, armazém, rotunda de manutenção, caixa d'água, escola e residências, formando o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, conjunto que expressa os modos de vida e trabalho da época de sua construção (ao longo da primeira metade do século passado).

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin