Seminário Internacional de Acessibilidade ao Turismo, com foco em Patrimônio

publicada em 22 de novembro de 2011, às 14h35

 

De 22 a 24 de novembro o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA de Minas Gerais realiza o Seminário Internacional de Acessibilidade ao Turismo, com Foco no Patrimônio e Feira Tour Acessível em Belo Horizonte, como parte da Semana Internacional do Direito de Ir e Vir. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participa do evento, com a presença do Superintendente do Iphan-MG, Leonardo Barreto, e do Chefe do Escritório Técnico de Ouro Preto, Rafael Arrelaro, na mesa redonda Preservação e mobilidade, debatendo a acessibilidade ao patrimônio cultural.

Para Leonardo Barreto, é imprescindível que Iphan e comunidade trabalhem em parceria porque, se de um lado, é preciso garantir acessibilidade nas vias públicas, acesso aos prédios e livre circulação, por outro, é preciso respeitar as normas restritivas que protegem o patrimônio cultural. Já o chefe do Escritório Técnico de Ouro Preto, Rafael Arrelaro, lembra que estão em andamento os estudos técnicos para a elaboração de uma proposta de ordenamento dos fluxos de circulação de bens, pessoas e mercadorias, além de qualificação dos espaços públicos para garantir a acessibilidade universal e preservação do patrimônio arquitetônico e urbano.

Planos de Mobilidade e Acessibilidade em Áreas Urbanas Tombadas
Os estudos para a elaboração dos Planos de Mobilidade e Acessibilidade têm como objetivo a produção de conhecimento técnico sobre as soluções praticadas nacional e internacionalmente, além da análise da malha urbana da área tombada, suas características, especificidades de deslocamentos e necessidades de mobilidade, incluindo veículos privados e coletivos, motorizados ou não, fluxos de pedestres e impacto do tráfego nos conjuntos arquitetônicos.

A proposta está estruturada em duas etapas. A primeira constitui na produção de um diagnóstico que contempla análises funcionais sobre as relações entre mobilidade, acessibilidade e patrimônio cultural e a visão da população sobre mobilidade. O diagnóstico inclui também a articulação com o governo local, associações civis e movimentos sociais. A segunda etapa trata da produção do Plano Geral de Mobilidade e Acessibilidade.

O Programa Nacional de Mobilidade e Acessibilidade Urbana em Áreas Tombadas está sendo implementado pelo Iphan a partir de projetos pilotos, da realização de Encontro Nacional de Mobilidade Urbana em Áreas Tombadas e da edição do Caderno Técnico de Mobilidade Urbana em Áreas Tombadas. Atualmente, quatro projetos pilotos estão na fase de elaboração do Plano Geral: Ouro Preto, em Minas Gerais, São Francisco do Sul e Laguna, em Santa Catarina, e Paranaguá, no Paraná.

O CREA-MG possui um Grupo de Trabalho para acessibilidade e em outubro de 1999 lançou a campanha de acessibilidade com objetivo de conscientizar profissionais a levar em conta, em seus projetos, as condições de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Por sua importância a campanha foi adotada nacionalmente pelo Sistema Confea/Creas, com o nome de Fácil Acesso para Todos. A ideia é que o Sistema seja o suporte institucional e a referência para as transformações necessárias e a implantação da acessibilidade ambiental em todos os níveis.

Desde o início da campanha, o Crea-Minas passou a dar o exemplo e condicionou a liberação de recursos financeiros para a aplicação direta ou indireta em serviços, de engenharia, arquitetura e agronomia, à comprovação de conformidade com as normas de acessibilidade. Recursos destinados à construção ou reforma na sede e nas inspetorias também são liberados somente se os projetos estiverem adequados às normas.

Seminário Internacional de Acessibilidade ao Turismo
Inscrições

1. Valores de Inscrição:
R$ 15,00 – Estudante (apresentação do comprovante de matrícula ou da carteira de estudante no credenciamento).
R$ 30,00 – Profissional

2. A inscrição só será confirmada após o pagamento do boleto bancário.

3. O valor de inscrição é referente à participação no Seminário Internacional de Acessibilidade ao Turismo, com Foco no Patrimônio, que ocorrerá no período de 22 a 24/11/2011.

4. O acesso à Feira “Tour Acessível” é gratuito.

5. Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail: acessibilidade@crea-mg.org.br.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan - MG
Glayson Nunes - glayson.nunes@iphan.gov.br
(31)3551-3260 | 3222 2440 | 9315-6621
www.iphan.gov.br | www.twitter.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin