Brasil e Equador debatem patrimônio cultural

publicada em 21 de novembro de 2011, às 14h57

 

Iphan e Ministério Coordenador de Patrimônio do Equador realizam intercâmbio de experiências, no âmbito da cooperação bilateral

Dando continuidade ao processo de cooperação bilateral entre Brasil e Equador, entre os dias 21 e 24 de novembro, técnicos dos dois países participarão de uma Missão de Intercâmbio com o objetivo de trocar experiências na gestão do patrimônio cultural. Na segunda-feira, dia 21, as técnicas do Ministério Coordenador de Patrimônio, do Equador, María Nelly Moreno e María Fernanda Del Pozo foram recebidas na sede nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, onde participaram da primeira reunião de trabalho, envolvendo a Assessoria de Relações Internacionais (Arin/Iphan), o Departamento de Patrimônio Material – Depam/Iphan e a Coordenação Nacional do PAC – Cidades Históricas.

Na pauta da reunião, a cooperação bilateral e o intercâmbio de informações e experiências, a atuação do Iphan no Brasil, a experiência do Programa Monumenta e a ação de financiamento em imóveis privados desenvolvida pelo Iphan. À tarde, a delegação discutiu as estratégicas adotadas pelo Iphan para a cooperação Sul-Sul e será apresentada a experiência do Equador na gestão do patrimônio cultural.

Na terça-feira, dia 22 de novembro, o grupo segue para a Cidade de Goiás, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, onde a Superintendência do Iphan-GO fará uma apresentação sobre a cidade para a delegação equatoriana. Também está programada uma visita ao centro histórico para análise de casos desenvolvidos pelo Iphan. Na quinta-feira, dia 24, já em Brasília, a delegação participará das discussões finais e do encerramento da missão, definindo os pontos de convergência, interesses técnicos e encaminhamentos bilaterais que poderão decorrer da missão de intercâmbio realizada.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin