Comenda da Liberdade e Cidadania será entregue em Minas Gerais

publicada em 11 de novembro de 2011, às 15h46

 

São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis, na Região do Campo das Vertentes em Minas Gerais, se unem em torno da figura do grande herói da Inconfidência Mineira para, pela primeira vez, entregar a Comenda da Liberdade e Cidadania. Num acordo inédito entre prefeituras e câmaras, os três municípios decidiram celebrar em conjunto a data de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), o Tiradentes. A homenagem será em 13 de novembro, às 10h, na Fazenda do Pombal, em Ritápolis.

A medalha será entregue a 150 personalidades do mundo político, cultural, ambiental e econômico. Entre os agraciados com esta primeira comenda estão a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e o superintendente do Iphan-MG, Leonardo Barreto. Também receberão a medalha o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, o governador de Minas Gerias, Antônio Anastasia, o senador Aécio Neves e o arquiteto Oscar Niemeyer. Haverá também homenagens póstumas a Rute Cardoso, Zilda Arns, Itamar Franco, Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek, Roberto Marinho e Airton Senna.

A Comenda
Criada para celebrar a vida de Tiradentes, A Comenda da Liberdade e Cidadania pretende também enaltecer o civismo, a liberdade e a cidadania. A meta é transformar a semana de nascimento de Tiradentes em um grande evento cultural, com seminários, palestras, debates e apresentações musicais. A cada ano, uma cidade ficará responsável pela organização – na sequência São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis. Segundo estudiosos, a data comemorativa do nascimento de Tiradentes é 12 de novembro, que se refere ao seu batismo em São João del-Rei, na época cabeça da Comarca do Rio das Mortes, instituída em 1714, na primeira divisão do território da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro.

O decreto conjunto estabelece que a comenda destina-se a condecorar cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que se destacaram em prol do incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas à liberdade, à cidadania, à responsabilidade social, à cultura, à preservação ecológica e ambiental, à história e ao civismo, contribuindo com o desenvolvimento sócio-econômico, turístico e cultural da região do Rio das Mortes em Minas Gerais, engrandecendo e dignificando os municípios o estado e o país.

A entrega da medalha será sempre no domingo anterior ou posterior ao dia 12, na Fazenda do Pombal, hoje uma unidade de conservação ambiental - Floresta Nacional de Ritápolis, administrada pelo Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade – ICM-Bio, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. As ruínas da propriedade são tombadas Iphan.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan - MG
Glayson Nunes - glayson.nunes@iphan.gov.br
(31)3551-3260 | 3222 2440 | 9315-6621
www.iphan.gov.br | www.twitter.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin