Complexo Ferroviário de Campo Grande - MS recebe ações de educação patrimonial

publicada em 07 de novembro de 2011, às 16h23

 

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso do Sul (Iphan-MS) continua desenvolvendo uma série de ações de educação patrimonial que acompanham o trabalho de recuperação da antiga estação ferroviária de Campo Grande. O projeto tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação. As atividades começaram em julho de 2011 e são realizadas durante as obras para a instalação do Centro de Documentação e Referência da EFNOB/RFFSA.

O objetivo destas atividades é levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural. De acordo com a superintendente do Iphan-MS, Margareth Ribas, somente a partir do conhecimento é possível valorizar e preservar o patrimônio cultural brasileiro e reforçar a auto-estima das pessoas e das comunidades. Segundo ela, no caso de Campo Grande, o foco do trabalho é ressaltar a importância da instalação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil para o desenvolvimento do município e do estado.

Confira as atividades já realizadas:
Painel educativo

Elaboração e instalação de tapume educativo na obra de recuperação da antiga estação ferroviária com informações históricas e breve descrição do seu processo de recuperação.

Teatro
Realização de nove apresentações teatrais em cinco escolas da rede municipal de ensino e uma na feira central de Campo Grande, que fica próximo ao complexo ferroviário.

Concurso de Poesias
Após a apresentação teatral nas escolas, entre 22 de setembro e 4 de outubro, os professores orientaram os alunos na resolução do caderno de atividades educativas com a temática do patrimônio cultural no Mato Grosso do Sul e do Complexo Ferroviário de Campo Grande (dominox, caça palavras, sete erros, etc.) e no desenvolvimento das poesias para o concurso.

Visita à Estação Ferroviária de Campo Grande
No dia 4 de novembro a turma vencedora do Concurso de Poesias visitou a obra da estação ferroviária. Um representante do Iphan relatou a história do complexo, um responsável técnico da construtora expôs, de forma didática, os aspectos construtivos mais relevantes da estação e um representante da associação de moradores do complexo ferroviário transmitiu aos alunos suas memórias da época de operação da Rede Ferroviária Federal. Após esta visita foi exibido o filme Comitiva Esperança no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

Desenhos
A última atividade prevista consiste na elaboração de desenhos pelos alunos que participaram da visita à estação, cujo tema esteja relacionado às atividades educativas, ao teatro e à visita. Os desenhos serão utilizados na composição de banners e de uma publicação que serão expostos e distribuídos no dia da inauguração da obra de recuperação da antiga estação ferroviária de Campo Grande. O material também será utilizado em outras atividades de educação patrimonial realizadas pelo Iphan-MS.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin