Iphan participa do II Encontro de Tambores da Cidade de Goiás-GO

publicada em 28 de outubro de 2011, às 15h38

 

Acontece entre os dias 28 e 30 de outubro o II Encontro de Tambores, na cidade de Goiás - GO,  reúne a comunidade local e convidados para comemorar os dez anos do Título de Patrimônio da Humanidade, concedido à antiga capital do estado de Goiás pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura – esta celebração integra as comemorações do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.

O Encontro busca ainda repensar o que a sociedade reconhece como bens culturais, dando visibilidade ao Patrimônio Cultural Imaterial, sobretudo às práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

Participam do evento a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO) Salma Saddi, os representantes do Espaço Cultural Vila Esperanças (vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2011). O encontro conta com forte participação de Grupos e comunidades de percussionistas dos Afoxés, grupos de Capoeira Angola e Capoeira Regional, Congo, cururu de prato, blocos de carnaval e outras formas de expressão do patrimônio cultural em que a percussão é referência de identidades .

Encontro de Tambores
No sábado (29), a partir das 20 horas, acontece o ponto culminante e que dá nome ao evento, quando os instrumentos de percussão dos blocos, afoxés, capoeira, cururu de prato, coco, escolas de samba e outras manifestações presentes se reunirão na Praça do Coreto, e de lá seguirão em cortejo até a Igreja de Santa Bárbara.

Este momento de reunião será antecedido por uma apresentação do Bloco Arte do Bacalhau, formado por crianças da Cidade de Goiás que utilizam instrumentos confeccionados com reaproveitamento de materiais recicláveis; num desejo de que se renove e perpetue o eco dos tambores vilaboenses. Após a chegada do cortejo de tambores na Igreja de Santa Bárbara, será vivenciado um momento de confraternização, no ritmo do Samba de Roda.

Confira a programação aqui.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do Iphan
Núbia Selen
nubia.selen@iphan.gov.br
(61) 2024-5474
@twitter.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin