Chamada Pública para seleção de projetos - Roteiros Nacionais de Imigração

publicada em 28 de outubro de 2011, às 15h48

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abre chamada para a apresentação de projetos no âmbito do Programa Roteiros Nacionais de Imigração – inventário de referências culturais do Médio Vale do Itajaí/SC.

O Programa visa a realização de pesquisa através da aplicação da metodologia do Inventário Nacional das Referências Culturais – INRC na região do Médio Vale do Itajaí, com enfoque nos bens culturais da imigração e nos saberes associados ao processo de produção do queijo Kochkase, incluindo a realização de análises microbiológicas a partir de amostras pré-definidas, com vistas a gerar subsídio para ações de salvaguarda das práticas culturais a ele relacionadas.

As propostas deverão ser cadastradas no Siconv entre os dias 31 e 15 de novembro de 2011, no programa 2041120110009. Estão habilitadas a apresentar propostas entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, com sede nas regiões sul e sudeste, com no mínimo três anos de experiência comprovada de produção de conhecimento sobre o tema da imigração.

Os projetos devem ser executados dentro de um prazo máximo de um ano. As equipes responsáveis pelo desenvolvimento do projeto deverão ser formadas por pesquisadores locais, conforme a seguinte composição mínima:
-  coordenadores: um profissional com pós-graduação (mínimo mestrado) na área de ciências sociais, antropologia ou história, com experiência comprovada em pesquisa de campo e no tema da imigração; e um profissional graduado, com atuação na área de microbiologia.

- pesquisadores: quatro profissionais com graduação em ciências sociais, antropologia ou história; um profissional (nível técnico ou superior) da área de biologia e um (nivel técnico ou superior) da área da veterinária.

(Obs. No caso das instituições proponentes serem de ensino superior, a equipe de pesquisadores pode ser formada por graduandos com bolsa de iniciação científica, garantindo-se a presença de, no mínimo, dois profissionais da área de ciências sociais graduados).

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin