Iphan-RJ preserva poço de anil

publicada em 26 de outubro de 2011, às 16h38

 

Foi encontrado nas obras para construção de uma caixa de retardo de águas pluviais, em curso entre a Avenida Gomes Freire e a Rua dos Inválidos no Centro do Rio de Janeiro, uma espécie de poço presumivelmente utilizado por uma fábrica de anil que existia naquele local, no final do século XVIII.

O achado foi possível graças à exigência ora adotada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-RJ) no sentido de serem feitas pesquisas arqueológicas em obras de subsolo no Centro do Rio, uma vez que é grande o potencial nesse local.

Uma vez localizado durante as escavações, o poço foi analisado por técnicos e recomendado à construtora WTorre, executora do projeto de drenagem, seu salvamento. A tecnologia indicada para a retirada de um trecho com aproximadamente 1,5 metro de altura do poço, que tem cerca de 2,5 metros de diâmetro, consistiu no envelopamento interno e externo com madeira e chapas de aço das paredes estruturais, o respectivo escoramento e seu içamento. Além da parte salva, o poço ainda contava com 3 metros solo abaixo.

Considerado de valor histórico, a parte preservada ficará em exposição na garagem Poula, prédio de propriedade da WTorre, localizado na Rua do Senado.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto e Amanda Rocha.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin