Candidatura da cidade do Rio de Janeiro é avaliada por especialista da Unesco

publicada em 10 de outubro de 2011, às 16h43

 

Atividade responde à etapa de avaliação técnica do Dossiê de Candidatura apresentado pelo Governo Brasileiro à Unesco e que deverá ser finalmente julgado em 2012.

Atendendo a protocolo estabelecido pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS, órgão assessor da Unesco para os bens culturais, na última semana, um especialista esteve no Rio de Janeiro para avaliar a candidatura da cidade Janeiro como Paisagem Cultural à Lista do Patrimônio Mundial. O primeiro compromisso da missão técnica foi dia 4 de outubro, com a abertura oficial do início dos trabalhos no Salão Portinari, no Palácio Gustavo Capanema, com a apresentação do dossiê de candidatura do Rio pelos técnicos que participaram diretamente de sua formulação, com a presença do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida.

Ao longo da semana foram realizadas visitas técnicas aos sítios incluídos na proposta de inscrição do bem, apresentada pelo Iphan à Unesco no primeiro semestre deste ano, envolvendo a Praia de Copacabana, o seu Forte e o calçadão de Burle Marx, o sistema de fortificações na entrada da Baía de Guanabara, o Parque Nacional da Tijuca, com destaque ao Cristo Redentor no Corcovado, o Jardim Botânico, o Pão de Açúcar e o Aterro e Parque do Flamengo. Nessas visitas foram programadas reuniões e encontros com os gestores locais, ocasião em que foi possível ampliar as informações existentes no dossiê de candidatura e facilitar também o esclarecimentos de alguns pontos levantados durante a missão. O especialista do ICOMOS também pediu para visitar o Sítio Burle Marx, no sábado, dia 8 de outubro, em função de sua importante contribuição ao paisagismo carioca.

Esta fase dos trabalhos responde à etapa de avaliação técnica que deverá municiaro parecer conclusivo do ICOMOS, a ser apresentado na próxima reunião do Comitêndo Patrimônio Mundial, em junho de 2012, em São Petersburgo, na Rússia. Essenparecer conclusivo deverá resultar dessa missão técnica de avaliação, além dos subsídios que serão apresentados por outros dois especialistas que farão uma análise de gabinete do dossiê encaminhado pelo Brasil. Caso favorável, o Rio de Janeiro será a primeira paisagem cultural urbana no mundo inscrita na Lista do Patrimônio Mundial, inaugurando uma nova tipologia de bens culturais, como ocorreu há 25 anos com Brasília, que abriu um novo âmbito de análise de bens culturais, o do patrimônio moderno.

Essa missão foi coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais da Presidência do Iphan e contou com a participação efetiva e acompanhamento do Departamento de Patrimônio Material (Depam/Iphan), e da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio/Parque Nacional da Tijuca, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, além de diversos setores da Prefeitura do Rio, do Governo do Estado, do Exército e da
Marinha e da Fundação Roberto Marinho, e com o apoio da sociedade civil por meio dos Grupos EBX e ABC.

Veja o vídeo da candidatura apresentado durante a missão de avaliação no ICOMOS -http://www.youtube.com/watch?v=SxQxngp85mA

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin