Oficina debate de preservação de cidades históricas no Pará

publicada em 06 de outubro de 2011, às 16h50

 

A Coordenação-Geral de Cidades Históricas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove a oficina Preservação e Desenvolvimento de Cidades Históricas: Aplicação do Movimento Cadastral e Volumétrico no Planejamento Estratégico das Áreas Tombadas de Belém. A reunião acontece nos dias 5 e 6 de outubro na superintendência do Iphan-PA, a partir das 9h.

O encontro tem como objetivo debater o resultado dos estudos realizados nos anos de 2009 e 2010 que observou áreas tombadas das cinco capitais da região Norte e Nordeste do Brasil. A pesquisa foi realizada com o objetivo de caracterizar áreas urbanas tombadas e refletir sobre as possibilidades de contribuição destes conjuntos para a revalorização das áreas centrais e sua inserção no desenvolvimento harmônico das cidades. Os estudos consistiram em fazer um levantamento fotográfico, cadastral e na elaboração de modelo digital em 3D.

A ação permitirá estipular, em parceria com o governo local, funções e índices urbanísticos para esses conjuntos, ampliando as oportunidades de equilíbrio, qualificação, valorização e atratibilidade de investimentos. A idéia é recolocar os centros históricos como lugares privilegiados de políticas públicas sociais e urbanas, e também de investimentos privados – aliança realista e indispensável às possibilidades concretas de reverter o atual modelo de urbanização brasileiro, onde predominam o semi-abandono dos centros de cidades e a precariedade das suas funções vitais.

Participam do encontro representantes da Fundação Cultural do MunicípiodeBelém- FUMBEL, Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área metropolitana de Belém- CODEM, Secretaria de Urbanismo do Município de Belém- SEURB, Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Pará FAU/UFPA, Organização supra-institucional que trata de assuntos relacionados ao arquiteto Antônio Landi- Fórum Landi e a Secretaria de Cultura do Estado do Pará – Secult-PA.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin