Centro Nacional de Arqueologia anuncia os vencedores do Prêmio Luiz de Castro Faria-2014

publicada em 12 de novembro de 2014, às 15h20

 

Já são conhecidos os vencedores da 2ª edição do Prêmio Luiz de Castro Faria, promovido pelo Centro Nacional de Arqueologia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNA/Iphan). Os trabalhos foram avaliados pela Comissão Julgadora composta por Vera Lúcia Calandrini Guapindaia(CAPES/MPEG), Danilo Curado (CNA/DEPAM) e Ana Claudia Vasconcellos (DEPAM/IPHAN). Este ano houve empate entre os projetos apresentados na Categoria I e não houve candidatura para a Categoria III – Tese de Doutorado Os premiados de 2014 são:

Categoria I – Monografia de Graduação
Getúlio Alípio Xavier de Jesus Santos
, com o trabalho A Função das Edificações Religiosas no Processo de Colonização da Capitania de Pernambuco de 1535-1654: um estudo arqueológico da Ermida de São Gonçalo do Paiva (Cabo de Santo Agostinho – PE), desenvolvido no âmbito do Curso de Graduação em Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco, que obteve nota média de 8,873.

Liana Tormin Mollo, com o trabalho Vestígios de Alterações Térmicas em Objetos Líticos do Sítio Morro da Janela I (MT-SL-31), desenvolvido no âmbito do Curso de Graduação em Arqueologia do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, que obteve nota média de 8,873.

Categoria II - Dissertação de Mestrado
Andreia de Sousa Ribeiro,
com o trabalho Entre a Teoria e a Prática: uma discussão sobre a Arqueologia Pública através do caso Parque Nacional da Serra da Capivara/PI, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que obteve nota média de 9,87.

A premiação será no dia 02 de dezembro, às 16h, na sede do Iphan, em Brasília. O Prêmio Luiz de Castro Faria tem como objetivo incentivar a produção de pesquisas acadêmicas relativas à preservação do patrimônio arqueológico que tenham originalidade em seu conteúdo e mereçam divulgação e reconhecimento público. De caráter nacional, os vencedores da edição de 2014 receberão prêmios de R$ 5 mil e R$ 10 mil reais para as categorias de Monografia de Graduação e Dissertação de Mestrado, respectivamente.

O antropólogo Luiz de Castro Faria (1913-2004) foi um nome importante para o desenvolvimento dos campos de investigação nas áreas da antropologia e da arqueologia no Brasil.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin