Iphan restaura Forte do Coimbra no Mato Grosso do Sul

publicada em 04 de outubro de 2011, às 17h05

 

A superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Mato Grosso do Sul (Iphan-MS) está realizando obras de restauro no Forte de Coimbra, na região do pantanal. As últimas chuvas provocaram o desmoronamento de parte da muralha do forte. Além de reerguer a estrutura, as obras vão melhorar a drenagem das águas pluviais.

O Forte Coimbra fica no meio do pantanal do sul-mato-grossense, onde só se chega de barco ou de avião. Para facilitar o acesso e a restauração, o Iphan-MS conta com a parceria 18ª Brigada de Fronteira do Exército Brasileiro. A obra está orçada em R$ 163 mil e deve durar cerca de três meses.

Construído em 1797, o Forte de Coimbra foi palco de várias batalhas, entre elas, a Guerra do Paraguai, onde o Brasil aliado com a Argentina e o Uruguai lutaram contra os paraguaios. A fortificação possui canhões trazidos do Pará e é uma das poucas no Brasil que foram realmente utilizadas para combate. O local é considerado uma relíquia do exército brasileiro e foi tombado pelo Iphan em 1974. Atualmente o Forte também é uma atração turística da região proporcionando aos visitantes uma vista panorâmica do Rio Paraguai.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin