Iphan participa da Feira do Livro de Antropologia e História, no México

publicada em 30 de setembro de 2011, às 12h57

 

O Brasil é o convidado especial da XXIII Feira do Livro de Antropologia e História, evento tradicional da Cidade do México, que acontece até o dia 2 de outubro. A abertura do evento, em 22 de setembro, contou com a presença do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, na mesa redonda Patrimônio daqui e de lá: Brasil-México, ao lado do diretor geral do Instituto Nacional de Antropologia e História - INAH, do México, Alfonso de Maria y Campos. O debate abordou temas centrais - Antropologia, História, Arqueologia e Etnografia – mas também os assuntos específicos da edição 2011 da Feira do Livro, que são as línguas em risco de extinção e as raízes culturais compartilhadas com o continente africano.

A Feira do Livro terá como destaque os vínculos culturais e identitários entre o Brasil, o país convidado deste ano, e México. Durante todo o evento, o estande do Brasil tem como atração especial a exposição de livros publicados pelo Iphan, representando grande parcela de sua produção editorial. Também estão presentes no estande as editoras universitárias da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Universidade Federal do Pará - UFPA, mais a Universidade de São Paulo - USP e a Universidade de Campinas - UNICAMP.

O evento é realizado no Museu Nacional de Antropologia, um ícone do tema e também da Arquitetura Moderna em nível mundial. Seu projeto, da autoria do arquiteto mexicano Pedro Ramirez Vasquez, foi premiado com a medalha de ouro na Bienal de São Paulo, em 1963. A programação completa da Feira do Livro de Antropologia e História pode ser consultada no site do INAH no endereço http://www.mna.inah.gob.mx/index.php/eventos-academicos-inah/63-general/67-xxiii-feria-del-libro-de-antropologia-e-historia.html

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin