Visita técnica traz gestor uruguaio ao Brasil para conhecer experiência do Iphan

publicada em 30 de setembro de 2011, às 13h01

 

Atividade dá continuidade ao processo de cooperação técnica bilateral entre o Uruguai e o Brasil, que está sendo elaborada apoiar as estruturas de patrimônio uruguaias

A convite do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, o diretor da Comissão de Patrimônio Cultural do Uruguai, Alberto Quintela, estará no Brasil entre os dias 4 e 10 de outubro. Eles terão reuniões em Belo Horizonte e cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Conceição do Mato Dentro e Diamantina. A visita técnica tem como objetivo trocar experiências de gestão e proteção do patrimônio cultural e está inserida no Protocolo de Intenções entre o Ministério da Cultura do Brasil e do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, assinado em maio de 2011, e da Declaração de Montevidéu, de julho de 2011.

O presidente do Iphan ressalta que a visita contribuirá para o avanço na cooperação técnica entre os dois países em curso, que está em processo de elaboração, e já conta com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil – ABC/MRE.

A visita do gestor uruguaio começará com um encontro, dia 4, em Belo Horizonte, na Casa do Conde, sede da superintendência do Iphan em Minas Gerais. No dia seguinte, Luiz Fernando de Almeida e Alberto Quintela visitam o museu de Artes e Ofício e, à tarde, seguem para Ouro Preto para um encontro com o prefeito Ângelo Oswaldo. No dia seguinte está programada uma visita à Casa da Baronesa, onde está instalado o Escritório Técnico do Iphan e, à noite, haverá um jantar na cidade vizinha de Mariana.

Na sexta-feira, dia 7, os dois seguem para Diamantina, cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, que vai sediar o Festival de História – fHist. Haverá reuniões nas casas do Iphan – Casa de Chica da Silva, onde funciona o Escritório Técnico, e a Casa de Muxarabiê, que abriga a Biblioteca Antônio Torres. Eles visitarão a cidade e participarão de mesas redondas no fHist, que ocorrerá em Diamantina em auditórios, salas de aula, praças, ruas e becos do velho do Arraial do Tijuco, no período de 7 a 12 de outubro de 2011, iniciativa que conta com o apoio do Iphan.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin