Iphan promove Semana do Tambor de Crioula do Maranhão

publicada em 12 de novembro de 2014, às 15h24

 

Os tambores vão chamar para a roda os moradores de São Luís do Maranhão. Isso porque, nos dias 16 e 17 de novembro, ocorre a Semana do Tambor de Crioula, promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com o Comitê da Salvaguarda do Tambor de Crioula e a União dos Tambores de Crioula do Maranhão (Unita).

O evento ocorrerá no Teatro da Cidade, das 14h às 18h, reunindo coreiras ou dançadeiras, coreiros e gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal. Além de difundir este bem cultural para a sociedade, a iniciativa tem o objetivo de fomentar o diálogo entre as organizações e praticantes do Tambor de Crioula e as instituições promotoras de políticas públicas.

Na pauta de discussão, serão avaliados os resultados alcançados pelas ações de salvaguarda já desenvolvidas; as alternativas para a sustentabilidade dos grupos em São Luís; ações direcionadas ao Tambor de Crioula praticados nos municípios do interior e a relação desta prática com o mercado de bens culturais, dentre outros temas.

Saiba mais
Inscrito no Livro das Formas de Expressão, em 2007, o Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira, realizada sem local específico ou calendário pré-fixado e praticada especialmente em louvor a São Benedito. Essa manifestação ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicação@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br
Mécia Menescal - mecia.menescal@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa – gabriela.feitosa@iphan.gov.br
(61) 2024-5479/ 2024-5463/ 9381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovB

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin