Iphan expõe peça do Projeto Desinstalação no Paraná

publicada em 28 de setembro de 2011, às 14h26

 

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan-PR) é um dos locais que recebem o Projeto Desinstalação, do artista plástico Márcio Prado. A sede do Iphan, uma casa de madeira característica da imigração polonesa, vai abrigar quatro módulos maciços de cerâmica refratária, que originalmente compunham a exposição Da Materialidade ao Vazio, instalada no Museu Oscar Niemeyer - MON.

Além do Iphan, outros 16 espaços públicos e privados de Curitiba devem expor fragmentos do cubo original – com dimensão de 2m x 2m x 2m. A escolha do artista considerou locais expositivos já conhecidos na cidade, como o Museu de Arte Contemporânea - MAC, e também espaços que dialogam com pessoas no convívio com a sociedade, como o Asilo São Vicente de Paulo e a Colônia Penal Agrícola.

Segundo Márcio Prado, o projeto pretende estabelecer “um campo transitório para a escultura, um campo de passagem. Uma massa que fragmentada e deslocada remete ao materializar e ao desmaterializar. Ela busca deixar uma silhueta como memória, como marca de passagem, que pode situar este trabalho em sua transitoriedade”. A peça Desinstalação nº 13 - Cruz fica exposta na sede do Iphan à Rua José de Alencar, 1808, Juvevê, até o dia 18 de novembro.

O público pode acompanhar todas as etapas de “desinstalação” do projeto no site do artista: http://www.marcioprado.art.br/desinstalacao

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin