Iphan entrega obras de restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Luziânia-GO

publicada em 26 de setembro de 2011, às 14h45

 

As obras, realizadas sob a direção da Superintendência de Goiás, envolveram a restauração arquitetônica e dos bens móveis e integrados da Igreja

Uma missa solene, no dia 25 de setembro, às 18h, vai devolver à cidade de Luziânia, em Goiás, a histórica Igreja Nossa Senhora do Rosário, que fica à Rua do Rosário. A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO), executou os serviços de restauração arquitetônica e dos bens móveis integrados da Igreja, que apresentava deterioração da estrutura e dos seus elementos artísticos.

Entre os serviços executados estão a drenagem externa, a troca de reboco, novas instalações elétricas; restauro dos bens artísticos e integrados, a recuperação das alvenarias, das esquadrias, das escadas, dos pisos e forros, da cobertura com substituição de telhas. Foram realizadas ainda instalações hidráulicas, de sistema de som e prevenção contra incêndio, além de pinturas e revestimentos. Os investimentos foram na ordem de R$ 966,7 mil.

Para a superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi, a restauração artística e arquitetônica da Igreja Nossa Senhora do Rosário “é uma significativa conquista no processo de preservação do patrimônio cultural, pois as obras executadas garantem condições seguras de utilização por moradores e visitantes”. Ela destaca ainda que o trabalho realizado promove a cidadania ao possibilitar que a população tenha acesso de forma digna à fruição dos valores culturais e religiosos da Igreja.

Breve Histórico
Santa Luzia, atual Luziânia, tem suas origens em 1746 quando Antônio Bueno de Azevedo, paulista de Atibaia, comandando uma bandeira vinda de Paracatu-MG descobriu jazidas de ouro no Rio Vermelho. A descoberta atraiu um grande número de pessoas para o povoado.

No local onde hoje está a Igreja de Nossa Senhora do Rosário havia antes uma modesta casa de oração que, ao que tudo indica, foi o marco inicial da cidade. Essa pequena capela, localizada às margens do garimpo, teria sido o início do arraial que começou a se estruturar ao seu redor, crescendo a partir dali em direção à Matriz. De fato, o núcleo histórico de Luziânia é composto basicamente pelas duas ruas que interligam essas igrejas.

A casa de oração foi demolida para dar lugar à nova Igreja. Sabe-se que por volta de 4 de fevereiro de 1760 a demolição estava concluída pois, segundo as crônicas locais, nessa data foi realizada uma missa campal no lugar. Mas, passaram-se ainda seis anos para que a iniciativa da nova construção fosse tomada. Em 2 de junho de 1769 foi emitida a licença para o funcionamento da Igreja e algum tempo depois foi conseguida permissão eclesiástica para sua abertura.

Em 1934, o frei dominicano Gabriel Maria de Menezes supervisionou uma reforma na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, quando foram feitas várias alterações. Foram amputadas, ao fundo, parte do cômodo por trás do altar-mor e metade das salas laterais. Foi diminuída a altura das torres. Internamente, foram retirados três altares com imagens de Santa Luzia, Sagrado Coração de Jesus e Sagrado Coração de Maria, que foram levadas para a Igreja Matriz. Foi demolido o antigo púlpito localizado na parede lateral direita. Na capela mor havia um único nicho para a imagem de São Benedito. Foram adicionados mais cinco, ficando três de cada lado da capela. Na segunda metade do século XX, com a construção de Brasília, Luziânia sofreu com o rápido repovoamento, momento em que grande parte do seu núcleo histórico foi descaracterizado.

Mais informações:
Superintendência do Iphan-GO
Rua 84, 61 – Setor Sul.
Goiânia-Goiás. CEP 74080-400
Telefones: (62) 3224-6402/3224-1310 – Fax: (62) 3224-6527
Welbia Dias - welbia.dias@iphan.gov.br
www.iphan.gov.brwww.twitter.com/IphanGovBr

Diocese de Luziânia
Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK
 Luziânia - Goiás
Telefone/Fax: (61) 3621-2022 ou 3621-2725
E-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin