Centro Histórico de Areia debate seu patrimônio cultural

publicada em 14 de setembro de 2011, às 15h57

 

O Casarão José Rufino, em Areia, na Paraíba, será o espaço destinado para a discussão sobre a gestão integrada no Centro Histórico da cidade. O encontro promovido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB) e pela Secretaria de Cultura do estado da Paraíba será realizado no dia 14 de setembro, às 14h.

O evento conta também com a presença da prefeitura de Areia, do Ministério Público da Paraíba, da Associação dos Amigos de Areia - AMAR, e da Secretaria Estado da Cultura da Paraíba – Secult-PB. Durante o debate, uma pequena publicação será distribuída aos participantes com ações realizadas pelo Programa Monumenta em Areia, com um breve histórico da cidade, seu desenvolvimento comercial e cultural e ações realizadas na região por meio do Iphan logo após o tombamento.

A capa do livreto que será distribuído contempla o Festival de Artes de Areia, que também começa no dia 14 e segue até 18 de setembro. Além de shows, espetáculos teatrais, apresentações circenses e de dança, o festival homenageia este ano oito artistas paraibanos, entre pintores, atores, palhaços e músicos. A programação completa pode ser conferida no site http://www.festivaldeareia.pb.gov.br.

O Programa Monumenta desenvolveu três projetos em Areia: uma gincana com tarefas relacionadas a valorização do patrimônio local, o XI Festival de Artes de Areia, com debates, palestras e oficinas que também valorizavam as tradições artísticas e históricas; e a Cidade de Areia nos Roteiros Turísticos de Brejo Paraibano, um debate com os moradores da região sobre a conscientização do patrimônio cultural.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin