Conversa Pai D’égua debate licenciamento ambiental e capoeira no Pará

publicada em 07 de novembro de 2014, às 15h45

 

Entre os dias 21 e 28 de novembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan-PA) realizará mais duas edições do Conversa Pai D’égua: discorrendo sobre patrimônio, com os temas Licenciamento Ambiental e Cultural e Profissionalização da Capoeira. As palestras têm por objetivo divulgar e refletir sobre diversos aspectos das questões mais atuais sobre o tema Patrimônio Cultural, trazendo especialistas para debater esses assuntos los com os participantes, em mesas redondas e palestras realizadas periodicamente pelo Iphan-Pa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Casa do Patrimônio do Pará (: http://casadopatrimoniopa.wordpress.com/). Serão entregues certificados aos participantes.

Para falar sobre Licenciamento Ambiental e Cultural foram convidados a diretora de Licenciamento Ambiental de Atividades Potencialmente Poluidoras (Dilap/SEMA/PA) Edna Suely Corumba, o chefe do Núcleo de Licenciamento Ambiental (NLA/IBAMA/PA) Sidney Máximo Arrifano Romero e o coordenador técnico de Licenciamento Cultural do Centro Nacional de Arqueologia (CNA/Iphan), Roberto Pontes Stanchi.

Esse é um tema atual e de grande relevância, em especial no Pará, em virtude da realização de diversos projetos de grande extensão e impacto sobre o meio ambiente e patrimônio cultural.

Na mesa redonda sobre a capoeira será debatida a profissionalização dos mestres, um tema que passou que sendo discutido desde 2008, ano em que a Roda da Capoeira e o Ofício de Mestre de Capoeira foram Registrados como Patrimônio Cultural do Brasil. Os diferentes posicionamentos manifestados por Mestres de Capoeira durante a audiência demonstraram a complexidade e controvérsias que envolvem a questão. O principal desafio parece ser o de contemplar, na eventual institucionalização da profissão, a complexa dimensão cultural e social da Capoeira. Os palestrantes convidados serão o capoeirista, jornalista e pesquisador, mestre em ciências sociais, Paulo A. Magalhães Filho, que também é autor do livro Jogo de Discursos: A disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola baiana, o Mestre Bezerra, notório saber da Capoeira paraense contemplado no Prêmio Viva meu Mestre/2010 e membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional para a Salvaguarda da Capoeira no Pará, e o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares, Alexadro Reis.

Serviço:
Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio
Palestra Licenciamento Ambiental e Cultural
Data:
21 de novembro de 2014, de 14h às 18h
Local: Auditório do Iphan-PA Rua
       Gov. José Malcher, nº 474, esquina com Benjamim Constant, Nazaré Belém- PA

Palestra Profissionalização da Capoeira
Data:
28 de novembro de 2014, de 14h às 18h
Local: Auditório Albano Franco - FIEPA
         Travessa Quintino Bocaiúva, 1588, Nazaré – Belém - PA)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin