I Semana Fluminense do Patrimônio movimenta a agenda cultural na Região dos Lagos-RJ

publicada em 03 de agosto de 2011, às 16h12

 

No próximo dia 13 de agosto tem início a I Semana Fluminense do Patrimônio, que será realizada em várias cidades da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Até o dia 21 de agosto, estarão reunidos agentes culturais de vários municípios para debater e valorizar o patrimônio natural e cultural fluminense. A perspectiva é ampliar o conhecimento da população sobre o seu patrimônio em suas diversas formas de expressão, promovendo a troca de experiências e conhecimento sobre os diferentes acervos preservados, a criação de perspectivas para uma política integrada de preservação do patrimônio cultural e científico fluminense, despertando a sua valorização junto a sociedade. O evento é promovido pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - Aperj, Casa de Oswaldo Cruz - COC/Fiocruz, Fundação Casa de Rui Barbosa, Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Inepac/Sec.de Cultura do Estado de Rio de Janeiro, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), Museu de Astronomia e Ciências Afins -Mast, e Museu Nacional - MN/UFRJ.

Com simpósios, seminários e mesas-redondas, a Semana Fluminense do Patrimônio pretende, ainda, contribuir para a preservação dos acervos históricos e artísticos por meio da conscientização dos cidadãos, cooperando para a valorização do respeito à diversidade ambiental, cultural, social, étnica e religiosa do Estado. Todas as atividades da Semana serão programadas para abordar o estado geral da arte da preservação do patrimônio cultural Fluminense, contemplando acervos documentais, iconográficos, bibliográficos, audiovisuais, edificados, ambientais e culturais.

Outro objetivo da Semana é favorecer o estreitamento da cooperação entre as instituições participantes, o que vai possibilitar uma discussão mais ampla sobre o tema do patrimônio, além de despertar a importância da preservação dos bens do Estado para que possam integrar a vida das gerações futuras.

Neste contexto, gestores municipais, instituições de cultura, veículos de comunicação, associações de classe e profissionais interessados no tema do patrimônio atuantes em diversas cidades das Baixadas Litorâneas, em parceria com o Escritório Técnico do Iphan na Região dos Lagos, vem realizando nos últimos meses uma série de encontros técnicos na busca por pactuar uma agenda de ações articuladas (veja mais emwww.estacaodopatrimonio.blogspot.com). Resulta deste processo um calendário consistente de ações nos mais diversos municípios da região, envolvendo visitas guiadas, concursos fotográficos, palestras, manifestações culturais tradicionais, exibição de filmes e documentários em praças públicas, trilhas regionais interpretativas, festivais de folclore, oficina de elaboração de projetos e muitas outras propostas construídas pelo grupo.

Mais informações:
- www.patrimoniofluminense.tmp.br (site oficial do evento)
- www.estacaodopatrimonio.blogspot.com (Blog regional do patrimônio cultural da Região dos Lagos)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin