Abertas inscrições para seminário sobre preservação moderna na Itália

publicada em 26 de julho de 2011, às 15h13

 

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo promove nos dias 24 e 25 de agosto, o seminário Problemas de preservação da arquitetura moderna na Itália: casos recentes. O evento faz parte do quadro das atividades da disciplina de pós-graduação Técnicas Construtivas Tradicionais e a Conservação de Edifícios Históricos, sob a responsabilidade das Profas. Dras. Beatriz Mugayar Kühl e Maria Lucia Bressan Pinheiro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail fauusp.sapienza@gmail.com. O encontro tem o patrocínio da CNPq e o apoio da Comissão de Pós-Graduação Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Facoltà di Architettura di Ascoli Piceno, Università degli Studi di Camerino.

O seminário contará com a presença da Professora Doutora Simona Salvo vai discutir questões relacionadas à preservação da arquitetura moderna. Os debates serão baseados nas análises de dois casos concretos: a Vila Olímpica e a Faculdade de Matemática, ambas em Roma, buscando aprofundar aspectos teórico-metodológicos do restauro e sua repercussão técnico-operacional nas intervenções.

No dia 24 de agosto, será analisado o caso da A Vila Olímpica de Roma (1958-1960). Na apresentação, será ilustrada a história da realização desse complexo de edifícios - que se tornou, de fato, bem cultural de grande relevância - projetado e realizado por Luigi Moretti, Vittorio Cafiero, Adalberto Libera, Amedeo Luccichenti e Vincenzo Mônaco. Serão discutidas as questões de restauro colocadas pela tutela de edifícios residenciais contemporâneos.

Já no dia 25, o tema é a Escola de Matemática na Cidade Universitária da Sapienza de Roma, Gio Ponti (1933-1935): história, transformação e problemas de tutela. O edifício, verdadeiro monumento histórico, é testemunho de uma fase crucial para a vida cultural, científica e arquitetônica da história italiana. Ao mesmo tempo foi palco de atividade científica e didática intensa que, se por um lado permitiu a continuidade do uso, por outro, modificou o edifício. O processo de preservação recentemente iniciado dirige-se, lentamente, a um reconhecimento mais profundo e consciente do valor do edifício e volta-se à sua efetiva conservação, atenta também às exigências atuais.

A Profa. Dra. Simona Salvo é arquiteta, com especialização em restauro de monumentos pela Università degli Studi di Roma La Sapienza, onde também fez o doutorado. Desde 1995 desenvolve atividades didáticas na instituição e, a desde de 2005 é professora da Scuola di Architettura e Design di Ascoli Piceno, Università degli Studi di Camerino, onde é responsável pela disciplina de restauro arquitetônico. Desde 1997 desenvolve atividades profissionais de projeto e supervisão de obras de restauro de bens culturais para variados órgãos públicos, tendo participado do grupo de trabalho para a restauração das fachadas e recuperação funcional do edifício Pirelli, de Gio Ponti, em Milão (2003) e com atuação direta nos casos que serão apresentados durante o seminário. Tem consistente produção científica publicada no campo da restauração, com especial atenção à preservação da arquitetura moderna. Entre as suas publicações mais recentes destacam-se Il Padiglione Bonucci di Perugia. Storia e restauro di un monumento dimenticato, Volumnia, Perugia 2010; Il palazzo delle Federazioni Sportive Nazionali in Roma (P. Carbonara, 1958-1960), Spazio Sport, junho 2010, número monográfico dedicado ao cinqüentenário das Olimpíadas de Roma.

Serviço:
Seminário Problemas de preservação da arquitetura moderna na Itália: casos recentes
Docente Convidada:
Profa. Dra. Simona Salvo
Scuola di Architettura e Design di Ascoli Piceno, Università degli Studi di Camerino.
Data: 24 e 25 de agosto de 2011
Horário: das 15:00 às 19:00h
Local: FAU-Maranhão

Inscrições: fauusp.sapienza@gmail.com
Vagas Limitadas

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin