Casa do Patrimônio de Ouro Preto inaugura exposição "Afixo"

publicada em 19 de julho de 2011, às 16h49

 

Um espaço para ressaltar a diversidade na textura da superfície da Casa da Baronesa, em Ouro Preto. Esse é um dos motivos que levaram à exposição Afixo, promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais (Iphan-MG). A abertura é nesta terça-feira, dia 19 de julho, às 19h, na sede do escritório técnico do Iphan em Ouro Preto, onde funciona também a Casa do Patrimônio na cidade. O evento faz parte da programação do II Encontro Nacional de Educação Patrimonial.

A proposta da exposição é resignificar a ocupação da área externa da Casa da Baronesa, a partir da adesivação de textos nas variadas superfícies presentes no local, com projeções de vídeos e instalações sonoras. As frases, recolhidas de conversas com a população em Ouro Preto, aderem às texturas do lugar: é uma poesia sutil na conformação corriqueira deste espaço que traz à superfície elementos invisíveis, de significação do lugar. A ideia da exposição foi desenvolvida ao longo da oficina chamada Lugar, Palavra realizada com a da comunidade com a curadoria de Elisa Marques e Nian Pissolati. A dupla realiza trabalhos conjuntos desde 2008 e, sempre visando a criação de situações de deslocamento do olhar sobre o cotidiano, propõe uma participação mais ativa e criativa das pessoas no espaço público.

Seus trabalhos: 111BH (2008) – criação e exposição de 111 fotografias da cidade de Belo Horizonte pela técnica pinhole; Muros e Fundos (2008) – intervenções urbanas com projeção de vídeo tematizando a chegada do asfalto à comunidade de Milho Verde, MG; Muros e Fundos (2009) – circuito de intervenções urbanas com projeção de vídeo nas nove regionais de Belo Horizonte; Travessão - Coletivos em conversa (2010) – criação conjunta com moradores dos bairros Salgado Filho e São Geraldo, de BH, de peças gráficas divulgadas nas traseiras de ônibus das linhas 9211 e 9214, que interligam as duas comunidades. Sites: www.murosefundos.com; www.travessao.net.

Trem da Vale
Dando continuiade a programação do II Encontro Nacional de Educação Patrimonial, na quarta-feira, 20, pela manhã os participantes terão a mesa Casa do Patrimônio: informação, educação e comunicação. À tarde haverá uma reflexão sobre o programa de Educação Patrimonial Trem da Vale,onde a vivência será uma viagem na histórica Maria Fumaça de Ouro Preto a Mariana-MG. O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale abrange um conjunto estruturado, diversificado e integrado de ações culturais de impacto, voltadas para o conhecimento, o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural e natural dos municípios de Ouro Preto e Mariana. O Programa revitalizou o trecho ferroviário de 18km entre as duas cidades e todas as estações do percurso – Ouro Preto, Mariana, Vitorino Dias e Passagem de Mariana, trazendo de volta aos trilhos a tradicional Maria-Fumaça.

Desde sua implantação, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale realiza em Ouro Preto e Mariana viagens de trem e atividades nos espaços culturais da estação, oferecendo aos membros da comunidade, aos alunos e professores de escolas da região, e aos turistas, um local de lazer e de formação. Em quatro anos de existência, o Programa efetuou, por meio de seus cursos, oficinas, eventos e demais atividades, além da viagem de trem e da visita aos espaços culturais das estações, cerca de 870 mil atendimentos. Desse total, 452 mil pessoas fizeram o passeio de trem. Acesse e saiba mais: http://www.tremdavale.org/pt/

Serviço:
Exposição "Afixo"
Data:
19 de julho de 2011
Horário: às 19h
Visitação: de 9h às 18h
Local: Casa da Baronesa/ Casa do Patrimônio de Ouro Preto - Praça Tiradentes, 33 - Centro - Ouro Preto

Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicação@iphan.gov.br
Núbia Selen – nubia@iphan.gov.br
 (61) 2024-5474
www.iphan.gov.brwww.twitter.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin