II Encontro de Educação Patrimonial discute diretrizes para criação de política nacional

publicada em 18 de julho de 2011, às 17h09

 

O II Encontro Nacional de Educação, que está acontecendo em Ouro Preto, Minas Gerais, desde o dia 17 de julho, uma das ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o objetivo de pactuar as bases para uma política nacional de Educação Patrimonial, como parte da construção e consolidação do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural. O encontro tem a participação do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais, do Ministério da Educação, por meio do programa Mais Educação, além de 230 inscritos da sociedade civil que representam 23 Estados. Também estão reunidos representantes de todas as superintendências do Iphan, do Sítio Roberto Burle Marx, do Centro Nacional de Arqueologia e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.

Nesta segunda-feira aconteceram duas mesas de discussões. A primeira abordou A educação Patrimonial e as políticas para o Patrimônio Cultural com a diretora do Departamento de Articulação e Fomento (DAF-Iphan), Márcia Rollemberg, o coordenador Geral de Ações Educacionais Complementares do MEC, Leandro Fialho, a Superintendente do Iphan-MA, Kátia Bogea, a diretora do Museu da República Magali Cabral, e o representante do Sistema Municipal de Museus de Ouro Preto, Gilson Nunes. Eles fizeram um apanhado histórico do tema do encontro, e o primeiro debate evidenciou a vontade de implementar uma política nacional que articule todos as esferas governamentais e a sociedade civil.

Na terça-feira, dia 19 de julho, uma outra mesa vai abordar Educação Patrimonial: desenvolvimento e cidadania. Os paletrantes são Antonio Carlos de Moura Sartini, do Museu da Língua Portuguesa, Mário Chagas, do Instituto Brasileiro de Museus, e Simone Scifoni da USP/Iphan, e a coordenadora de socialização de sitios arqueológicos do Centro Nacional de Arqueologia, Márcia Arcuri.

Os participantes do II Encontro Nacional de Educação Patrimonial estão divididos em quatro grupos de discussão e trabalho com o objetivo de elaborar diretrizes, ações e metas que farão parte de um texto base a ser referendado por meio de votação na plenária final que acontecerá no dia 21. A expectativa é que este documento possa pautar as políticas voltadas para a Educação Patrimonial, nas três esferas de governo.

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