Iphan inicia obras no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena – MG

publicada em 12 de julho de 2011, às 14h51

 

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade, construção do século XVIII e, ainda hoje, o centro de todas as principais atividades religiosas da cidade de Barbacena, em Minas Gerais, está passando por obras para adequação de sistema eletrônico de segurança. 

A Matriz foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prazo de execução das obras é de 120 dias e o custo está estimado em R$ 121 mil. 

A fachada da Igreja é de pedra e barro cru, pintado de branco, com dois campanários quadrados curtos e acaçapados. O retábulo-mor data de 1770 e a decoração da nave apresenta um Rococó tardio. A Matriz começou a ser erguida em 1743, tendo como base o projeto do Sargento-mor José Fernandes Alpoim, o mesmo que desenhou o antigo Palácio dos Governadores em Ouro Preto, hoje Escola de Minas. Seu estilo arquitetônico barroco impressiona pela grandiosidade, totalmente diferente das principais igrejas da mesma época.

O altar-mor é branco e dourado com um Senhor Morto e uma Nossa Senhora de madeira pintada. O sacrário é grande com quatro candelabros maciços de metal dourado que sustentam os círios. Completam a decoração dez lustres em cristal bacará. O interior da igreja tem ainda telas pintadas a óleo, como a Ressurreição, Agonia no Horto, A Flagelação e Nossa Senhora ao Pé da Cruz.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin