Exposição relembra participação feminina na construção de Brasília (DF)

publicada em 22 de abril de 2015, às 16h54

 

Com inauguração nesta terça-feira, 18 de março, no Salão Negro do Congresso Nacional, a exposição Memórias Femininas na Construção de Brasília irá rememorar a construção de Brasília pelo olhar das mulheres que chegaram à capital, vindas de todas as partes do Brasil e do mundo. O evento que conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) irá promover atividades voltadas à participação das mulheres nos campos da política, da arquitetura e na moda no cenário brasiliense, tanto na década de 60 como na atualidade.

A programação inclui debates sobre os temas Brasília Patrimônio Histórico – Uma nova maneira de olhar o futuro e Brasília 55: A mulher e a cidade, que terá a participação de pesquisadores do Iphan, bem como um mini cinema, onde serão exibidos o documentário produzido pela curadora Tânia e outros filmes históricos.

A idealização da mostra surgiu em 2009 quando Brasília estava às vésperas de completar 50 anos. Percebendo como a mídia ressaltava a importância dos homens na construção da cidade, a curadora Tânia Fontenele se propôs a buscar 50 mulheres pioneiras para falar sobre a edificação numa perspectiva feminina. Deste trabalho surgiu o documentário e o livro Poeira & Batom – 50 mulheres na construção, lançado em 2010, no Museu Nacional da República. A curadora também foi reunindo materiais que resultaram na exposição, ambientada numa recriação do universo feminino relacionados com a casa, a cozinha do acampamento e o local de trabalho.

Com entrada franca, a mostra vai até o dia 30 de maio de 2015 também recebe objetos, fotos ou documentos sobre mulheres nos primeiros anos de Brasília (1958-1972).

Veja a programação completa aqui.

Serviço:
Exposição Memórias Femininas na Construção de Brasília
Data:
18 de março a 31 de maio de 2015
Horário: Das 9h às 17h
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Entrada Franca

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin