Casa do Patrimônio (PB) vai inaugurar a exposição Penha: entre redes e promessas

publicada em 29 de outubro de 2014, às 13h25

 

O Bairro da Penha e suas manifestações culturais são tema da exposição Penha: entre redes e promessas, que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio da Casa do Patrimônio, promove a partir do dia 5 de novembro em João Pessoa.

A exposição Penha: entre redes e promessas busca mostrar esse olhar ampliado sobre o bairro e suas referências culturais. A riqueza local demonstrada é síntese de um extenso trabalho de pesquisa documental e registro audiovisual desenvolvido pelo Iphan entre 2012 e 2014.

A exposição é complementada com o olhar sobre o bairro a partir da perspectiva de artistas locais e trabalhos de alunos da Escola Municipal Antonio Santos Coelho Neto, localizada no bairro, que produziram obras em diferentes estilos e técnicas, mostrando aspectos e detalhes do seu cotidiano e de seu patrimônio.

De importância fundamental para a Paraíba, o bairro se tornou referência no estado por conta do Santuário e da romaria de Nossa Senhora da Penha, que motivou o tombamento estadual, do templo e do seu núcleo central. O bairro também traz outras referências culturais importantes, como a procissão de São Pedro Pescador, a natureza local, engrandecida pela paisagem praieira integrada às falésias e à mata atlântica, a pesca artesanal, e o próprio ritmo de vida dos moradores da Penha e daqueles que vêm visitá-la, seja para a missa e eventos ligados ao Santuário ou para se deliciar com suas águas mornas ou se satisfazer com a culinária preparada com os pescados do seu mar.

Com o apoio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, o Iphan traz ao público esses olhares, mostrando a Penha como um lugar de devoção e emoção, mas também de pesca, redes e encantamento. O catálogo da exposição pode ser acessado no seguinte link: http://casadopatrimoniojp.com.

Casa do Patrimônio da Paraíba

A Casa do Patrimônio da Paraíba é um projeto do Iphan, e tem como objetivo o desenvolvimento de ações de Educação Patrimonial. Essas ações envolvem, ao mesmo tempo, alunos, professores e a comunidade, propiciando o despertar do sentimento de pertencimento e da apropriação do patrimônio cultural, potencializando elos entre os bens culturais, memória, identidade e cidadania.

A exposição Penha: entre redes e promessas faz parte das ações da Casa do Patrimônio voltadas para as memórias dos bairros. Além da Penha, essas ações já abrangeram a comunidade do Porto do Capim, Centro Histórico e Vale do Gramame, todos localizados em João Pessoa.

Serviço:
Data:
05 de novembro a 14 de dezembro
Horários: terça a sábado, das 9h às 21h, e domingos, das 10h às 20h.
Endereço: Av. João Cirilo Silva, s/n, Altiplano - João Pessoa/PB
A exposição também receberá a visita de grupos escolares. O agendamento prévio deve ser feito pelo telefone (83) 3214.8303 ou 3214.8270

A entrada é livre.

Informações: Superintendência do Iphan na Paraíba – Iphan - (83) 3241.2896
iphan-pb@iphan.gov.br
Http://casadopatrimoniojp.com

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin