Moeda comemorativa de Ouro Preto será lançada essa semana

publicada em 28 de junho de 2011, às 12h44

 

A Casa da Moeda lança, na próxima sexta-feira, dia 1º de julho, a Moeda Comemorativa em homenagem aos 300 anos de fundação de Ouro Preto, Minas Gerais, a primeira cidade brasileira a ser declarada patrimônio da humanidade pela Unesco em 1980 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938. A cerimônia começa às 13h, na Casa dos Contos de Ouro Preto, à Rua São José, 12.

A iniciativa do Banco Central e Casa da Moeda do Brasil é uma homenagem ao tricentenário das Vilas (Ouro Preto, Mariana e Sabará), o mesmo tema do Festival de Inverno deste ano. O Conselho Monetário Nacional - CMN aprovou o lançamento da moeda comemorativa em novembro de 2010. A moeda é de prata com valor de face de R$ 5. O custo de produção é de cerca de R$ 110. Como é uma moeda comemorativa, não será usada em transações normais de compra e venda, destinando-se apenas para colecionadores. A tiragem inicial será de duas mil, podendo chegar no máximo a 10 mil.

No anverso da moeda (conhecida como coroa), há uma composição representando a arquitetura de Ouro Preto, com seu casario, com destaque para a igreja de São Francisco de Assis, ao centro, e Nossa Senhora das Mercês e Perdões, à esquerda. A face tem ainda a inscrição Patrimônio da Humanidade – Unesco. No reverso (chamado de cara), há um conjunto de três anjos e volutas (ornamento em forma de espiral) tipicamente barrocos, retirados do medalhão da fachada da igreja de São Francisco de Assis.

A moeda de Ouro Preto faz parte da série numismática Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil. Serão ainda contempladas as cidades e centros históricos brasileiros que detêm o título da Unesco: centro histórico de São Luís, centro histórico de Diamantina, centro histórico de Salvador, Olinda e centro histórico da Cidade de Goiás.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin