Conjunto que abriga Igreja Nossa Senhora da Assunção em Anchieta (ES) será requalificado

publicada em 19 de março de 2015, às 12h44

 

Está em elaboração o projeto executivo contratado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (Iphan-ES) que fará adequações ao espaço que abriga a Igreja Nossa Senhora da Assunção e residência, o Santuário São José de Anchieta e o Museu.

O projeto executivo orçado em R$ 316,5 mil será entregue em junho deste ano e prevê a adequação do monumento à acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção ou locomoção reduzida, com banheiros de acordo com a NBR9050 e a instalação de plataformas elevatórias para que os visitantes possam visitar a Cela do São José de Anchieta e ter acesso a todas as salas do museu.

O documento também apresentará projetos museológicos e museográficos para organização de acervo e adequação do espaço físico da antiga habitação dos jesuítas, tratamento paisagístico da área externa com a criação de um espaço para velário e contemplação da natureza, como ainda a identificação de ações para a conservação do bem tombado. 

A iniciativa que surgiu em 2014 após parceria entre o Iphan no Espirito Santo, a Prefeitura de Anchieta e o Santuário São José de Anchieta, buscou requalificar o conjunto, com o desenvolvimento de nova proposta museológica baseada na vida de Anchieta e na promoção de acessibilidade. As obras e a implementação do projeto, ainda sem data prevista, estarão a cargo destes outros atores, tendo o Padre Cesar Augusto, reitor do Santuário, responsável pelo processo de santificação de Anchieta e atualmente o interlocutor do Iphan para o desenvolvimento dos projetos, responsável pela implementação futura do projeto.

Igreja Nossa Senhora da Assunção
Do antigo aldeamento de Reritiba fundado em 1587 pelo Padre José de Anchieta, hoje cidade de Anchieta, só restam a Igreja, dedicada a Nossa Senhora de Assunção e parte da Residência, que hoje é ocupada pelos padres, e sedia também o Museu Padre Anchieta, inaugurado em 1997, ano do IV Centenário da Morte do Beato.

Na capela mor, destaca-se a pintura parietal remanescente do primeiro retábulo, em figuras geométricas datada do século XVIII e seu acervo significativo de imaginária barroca, distribuída na igreja e no museu, que também abriga o sítio arqueológico visitável e peças dos respectivos achados.

De janeiro de 1994 a junho de 1997, a Igreja de Nossa Senhora de Assunção foi restaurada quando foram recuperados paredes, pisos, telhados, alvenarias, esquadrias e pintura em geral.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin