Iphan disponibiliza vídeo da candidatura do Conjunto da Pampulha (MG) a Patrimônio Mundial

publicada em 19 de março de 2015, às 12h47

 

O vídeo que compôs o dossiê de candidatura a Patrimônio da Humanidade, e que aponta os aspectos relevantes do Conjunto da Pampulha, legitimando sua importância como patrimônio cultural moderno para o mundo está disponível no canal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no youtube.

O principal apresentador do vídeo é o autor do complexo, o arquiteto Oscar Niemeyer, que conta a história e o processo de criação deste conjunto modernista que foi oficialmente anunciado a candidato a Patrimônio Mundial da UNESCO no dia 12 de dezembro de 2014.

Formado pela Igreja de São Francisco de Assis, pela Casa de Baile, pelo Iate Tênis Clube, pelo Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha) e pela Casa Kubitscheck, esse importante conjunto arquitetônico e paisagístico foi inaugurado, em 1943, na região da Pampulha, na gestão de Juscelino Kubitscheck como prefeito de Belo Horizonte; teve como projetista o arquiteto Oscar Niemeyer, que trouxe ainda o paisagismo de Roberto Burle Marx, os painéis de Cândido Portinari e as esculturas de Alfredo Ceschiatti. A Igreja de São Francisco de Assis, incluindo suas obras de arte, tombada em 1947, destaca-se como o primeiro monumento moderno a receber proteção federal no país. Todo o conjunto foi tombado pelo Iphan, em 1997.

As formas curvas e as qualidades plásticas do concreto armado que compõem as construções da Pampulha representam a materialidade de um momento histórico para a arte e a arquitetura. Nessa época, ocorre, no Brasil, uma intensa produção cultural com novas linguagens de expressão arquitetônica, impulsionada pelas ideias revolucionárias e vanguardistas do modernismo, que influenciou as gerações posteriores, no Brasil e no mundo.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin