Iphan conclui restauração da Matriz de Paraty no Rio de Janeiro

publicado em 06 de junho de 2011, às 14h33

 

A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, em Paraty/RJ, foi entregue ontem, dia 05/06, à população, totalmente restaurada, durante a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, candidata a Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Devido à complexidade dos serviços e à dimensão da igreja, as obras foram divididas em duas etapas e ao todo duraram 31 meses.

Na primeira etapa, iniciada em janeiro de 2007, foi realizada a descupinização do monumento, a revisão e recuperação dos revestimentos, a limpeza e consolidação dos elementos em cantaria, a revisão das esquadrias e a reforma de instalações elétricas e hidrossanitárias. Também foram implantados pára-raios, sistemas de combate a incêndio e de alarme de intrusão. Foram ainda realizadas a recuperação estrutural e a restauração artística da capela, dos retábulos e das demais dependências internas e altares. O custo desses trabalhos, viabilizados pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Minc –, foi de pouco mais de 3 milhões de reais, captados junto ao BNDES, Petrobrás, Furnas e Eletrobrás.

A segunda etapa teve início um ano e meio após a primeira e nela foram restauradas catorze imagens religiosas, além das capelas, altares e pinturas das paredes. Também foram restaurados os sinos, promovidas adaptações na cozinha, copa e nos sanitários da sacristia, que agora estão adaptados aos portadores de necessidades especiais. Outro serviço também realizado e fundamental para a segurança foi a conclusão do inventário dos bens móveis e integrados da igreja, cuja cópia será entregue à Mitra Diocesana de Itaguaí. Agora, todas as peças estão fotografadas em vários ângulos e devidamente registradas. O valor dessas intervenções foi de 1 milhão e 250 mil reais, com patrocínio integral do BNDES.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios foi construída entre 1787 e 1873 e tombada pelo Iphan em 1962 por sua importância histórica, junto com seu acervo. A execução de todos os serviços de restauração foram supervisionados e orientados pela Superintendência do Iphan do Rio de Janeiro e por seu Escritório Técnico na Costa Verde, sediado em Paraty.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Telefones: (21) 2233-6334
Chico Cereto, Ricardo Portugal e Amanda Rocha.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin