TV Brasil exibe vídeos sobre patrimônio cultural, vencedores do Etnodoc III

publicada em 24 de outubro de 2014, às 13h50

 

Vai ao ar na TV Brasil na próxima segunda-feira, dia 27 de outubro, os vídeos vencedores do Etnodoc III, edital de apoio à Produção de documentários etnográficos que tem por objetivo a documentação e difusão do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro por meio do apoio à produção de documentários inéditos para exibição em TVs públicas, festivais e mostras.

A intenção é somar esforços e ampliar as ações voltadas para a valorização e promoção dessa dimensão do patrimônio cultural, assim como estimular iniciativas voltadas para a melhoria das condições de transmissão, produção e reprodução dos bens culturais que compõem esse universo.

Trazendo temas pouco conhecidos pelo público e destacada qualidade técnica, a veiculação desses filmes na TV Brasil tem sido muito bem recebida, assim como há crescente interesse por parte de universidades e instituições culturais em receber a Mostra Etnodoc, que costuma incluir debates com a presença de diretores e especialistas nas áreas do cinema e das ciências sociais.

Realizado pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e o Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a iniciativa é patrocinada pela Petrobras e conta ainda com a parceria da Secretaria do Audiovisual e EBC/TV Brasil.

Foram 897 projetos inscritos na terceira edição que contou com R$ 1,5 milhões de reais, sendo disponibilizados até R$ 80 mil para cada um dos 15 projetos vencedores.

Confira as sinopses e programação da TV Brasil:

Sinopses
Cuaracy Ra’angaba – o céu tupi guarani
direção Lara de Campos Velho e Germano Bruno Afonso
Aborda a astronomia dos índios Guarani e sua forma particular de ler o céu e interpretar os fenômenos celestes. O documentário acompanha o trabalho do prof. Germano Afonso, físico e PhD em astronomia, descendente dos Guarani.

Vaqueiros encantados
direção: Márcia Paraiso e Ralf Tambke
Apresenta o mundo dos vaqueiros do Marajó/PA, sua religiosidade e o modo de lidar com o gado.

O boto e o homem
direção: Cristiano Burlam
Percorre a história de uma singular sociedade, constituída de botos e homens, em Laguna/SC.

Paisagens do conhecimento
direção: Ana Luiza Menezes de Gouvêa e Karine Batista
Acompanha o trabalho do pesquisador Moacir Biondo, registrando o uso das plantas medicinais nas comunidades ribeirinhas e indígenas do Amazonas.

D’Ouro
direção: Joana Oliveira
Mostra o dia a dia de seu Rito, artesão que confecciona joias numa delicada mistura entre ouro e casca de coco, em Berilo/MG.

Ópera cabocla
direção: Adriano Barroso dos Santos
Manifestação de cordões de pássaros do interior e capital paraense, encenada por atores populares, miscelânea de melodrama, comédia de costumes, romance-folhetim, radionovela, teatro de revista, opereta e dança.

No próximo frio, eu ferro
direção: André Costa
Abordagem sobre um fazer em extinção: o carro de bois. No Morro da Garça, sertão mineiro, seu Manoel Alexandre, aos 86 anos, é o último mestre desse ofício.

O lenço do samba
direção: Shaynna Pidori
Mostra a crise que vive a comunidade do samba-lenço de Mauá/SP. Jovens que não querem mais cantar e dançar o samba-lenço ao se tornarem evangélicos.

Do bugre ao Terena
direção: Aline Espíndola e Cristiano Navarro
Documentário sobre a Dança da Ema, que conseguiu preservar tradições da etnia Terena nas aldeias urbanas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Sujeito oculto na rota do grande sertão
direção: Silvio Tendler
O documentário percorre o trajeto da famosa viagem de Guimarães Rosa e um grupo de célebres boiadeiros no sertão de Minas Gerais, em 1952.

A sandália de Lampião
direção: Adriana Yañez, Antonio Lino e Paula Dib
Busca identificar, reconhecer e valorizar o ofício dos mestres do couro da região do Cariri, no Ceará, especialmente no trabalho de mestre Espedito Seleiro.

O canto da lona
direção: Thiago Mendonça
Acompanha a trajetória de cinco antigos artistas do circo paulista no momento em que se reúnem para uma pequena apresentação circense.

A santa de casa e o povo de santo
direção: Otávio Zucon e Geslline Braga
O documentário enfoca o culto a Maria Bueno, santa não-canônica de Curitiba/PR, e suas relações com a umbanda, candomblé e catolicismo.

Manoel Chiquitano
direção: Aluízio de Azevedo Silva Júnior e Glória Albues
Registra as relações humanas nas fronteiras entre o Mato Grosso e a Bolívia no tom narrativo de uma viagem que passa por Cáceres e Porto Espiridião (MT) e Santana e San Matias (Bolívia).

Batuque gaúcho
direção: Sérgio Valentim e Eugênio Alencar
O documentário revela o universo do batuque gaúcho, na cidade de Porto Alegre/RS, que possui mais de três mil terreiros de matriz africana, oriundos de raízes Jêje, Ijexá, Oyo, Cabinda e Nagô.

 

ETNODOC III – Exibição de segunda à sexta, às 19h30
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
 
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
 
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
27/10/14
28/10/14
29/10/14
30/10/14
31/10/14
 
03/11/14
04/11/14
05/11/14
06/11/14
07/11/14
 
10/11/14
11/11/14
12/11/14
13/11/14
14/11/14
O LENÇO DO SAMBA
VAQUEIROS ENCANTANDOS
O CANTO DA LONA
O BOTO E O HOMEM
SUJEITO OCULTO NA ROTA DO GRANDE SERTÃO
 
DO BUGRE AO TERENA
D'OURO
ÓPERA CABOCLA
PAISAGENS DO CONHECIMENTO
NO PRÓXIMO FRIO, EU FERRO
 
MANOEL CHIQUITANO
CUARACY RA'ANGABA - O CÉU TUPI GUARANI
A SANDÁLIA DE LAMPIÃO
A SANTA DE CASA E O POVO DE SANTO
BATUQUE GAÚCHO 
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin